Worx antecipa “ano dinâmico” para o setor industrial e logístico

WMarket 2023-2024.

Num ano em que o volume total de investimento em imobiliário comercial na Europa assinalou uma quebra de 51%, o setor de Industrial & Logística foi dos setores com quebras menos acentuadas, evidenciando um comportamento só ultrapassado pelos setores hoteleiro e de retalho.

De acordo com o WMarket 2023-2024, lançado antecipadamente pela Worx Real Estate Consultants, espera-se que o setor de Industrial & Logística seja um dos mercados mais dinâmicos no corrente ano de 2024, com o aumento dos níveis de ocupação impulsionado pela mudança de alguns inquilinos para instalações novas e acompanhado por um ligeiro aumento das rendas.

Segundo o relatório relativo ao contexto europeu publicado pelo BNP Paribas Real Estate, entidade parceira da Worx no âmbito da BNP PARIBAS Real Estate Alliance Network, em termos europeus verificou-se igualmente um decréscimo significativo no mercado de ocupação, transversal a todos os principais mercados. Ainda assim, Lisboa foi das cidades europeias em que o impacto negativo do setor teve menor expressão.

Os principais mercados europeus registaram aumentos na renda prime, com Lisboa a patentear o terceiro maior crescimento, na ordem dos 18% (5€/m²/mês). Ainda assim, em Portugal o nível de absorção do setor em 2023 foi de 410.240 m², evidenciando uma quebra de 20% face ao período homólogo.

No ano passado, a procura evidenciou uma maior apetência por espaços de industrial e logística novos cujas transações caracterizaram mais de metade das operações do último ano. A Worx destaca ainda o crescimento do peso das operações de ocupação própria, as quais representaram 47% da área total absorvida. A região da Grande Lisboa totalizou mais de 40% da área total absorvida, seguida do Grande Porto, onde se destaca a procura pela zona de Santo Tirso.

Mais de 28 projetos planeados ou em construção

Face à falta de produto que responda às novas exigências da procura, tem crescido o investimento em novos projetos, principalmente nas áreas da Grande Lisboa, do Grande Porto e do Alentejo. No contexto, existem mais de 28 projetos planeados ou em construção, nove destes com conclusão prevista para o presente ano de 2024 e que representarão um acréscimo de 108 hectares de área total de construção no stock de industrial e logística.

De acordo com a consultora, apesar do volume do pipeline e do acréscimo significativo de stock, não se deverá verificar uma alteração significativa na taxa de disponibilidade, dado que grande parte desta área adicional se encontra já pré-arrendada.

O contínuo crescimento da penetração do comércio online que se perspetiva para os próximos anos deverá continuar a impulsionar a promoção de novos projetos de logística, especialmente no âmbito de espaços destinados ao last mile. A baixa taxa de disponibilidade do setor, aliada à entrada destes novos produtos no mercado deverá continuar a instigar o crescimento das rendas no presente ano, indica a Worx. Em paralelo, a redução das taxas de juro, deverá propiciar a atração de investimento para promoção de novos projetos.