Aumenta o interesse dos investidores no mercado industrial

Aumenta o interesse dos investidores no mercado industrial

Seguindo a tendência do período homólogo anterior, o mercado industrial e logístico continuou a registar um foco na expansão e modernização das plataformas existentes e na construção de novas instalações. É uma das classes de ativos mais procuradas na Europa e, havendo um aumento da oferta em Portugal, poderá vir a ganhar relevância no mercado.

A Worx constata que a contínua procura de equipamentos que proporcionem a junção de escritórios e armazéns, bem como as exigências de modernização e versatilidade, têm levado a uma estabilização genérica das rendas prime em Lisboa no primeiro semestre, face a igual período do ano passado. Apenas as zonas 1 (Carregado e Azambuja) e 7 (Palmela e Setúbal) registaram ligeiras subidas.  

A consultora explica que «existiu, neste primeiro semestre de 2019, uma procura por ativos no centro de Lisboa e Porto. O interesse por parte de inquilinos e investidores internacionais revelou-se superior face a períodos homólogos».

Atualmente, «os grandes centros urbanos serão alvo de procura por parte dos operadores logísticos que pretendem proximidade ao cliente e tornar o seu processo de distribuição mais célere».  Por outro lado, «Portugal apresenta uma margem significativa de crescimento no e-commerce, estando ainda muito aquém de números alcançados por outros países europeus. A tendência será de aumento com repercussões diretas na entrada de novos players no mercado, nacionais e internacionais».

Neste relatório, a Worx destaca ainda que «a confirmar-se a entrada na Amazon no mercado português em 2018 através de um investimento numa plataforma logística de dimensão considerável, podemos antever o interesse de outros operadores internacionais no nosso mercado».