CA Património Crescente é novo dono do centro comercial La Vie Funchal

imagem ilustrativa
Este é o mais recente negócio na área dos centros comerciais na qual a Square AM está envolvida.

O centro comercial La Vie Funchal mudou de mãos, e faz agora parte do portfólio do Fundo de Investimento Imobiliário Aberto CA Património Crescente, gerido pela Square Asset Management. Foi comprado à sociedade CentroNovoFunchal S.A., detida em cerca de 50% pelo fundo HLP, de quem a ECS Capital é sociedade gestora, e em cerca de 40% pelo Grupo Oitante, juntamente com outros acionistas minoritários.

Nesta operação, a CBRE representou o vendedor do imóvel, também assessorado pela Uria Menéndez – Proença de Carvalho e NewCycle. A Square AM contou com o apoio da RPE e da Engexpor.

José Hermozilha, Head of Investment Properties da CBRE, comenta em comunicado: «estamos muito satisfeitos por termos concretizado com sucesso a venda do Centro Comercial La Vie Funchal, que é um dos mais emblemáticos centros comerciais vendidos em Portugal nos últimos anos. O La Vie é um excelente exemplo de como um ativo de retalho bem gerido, estrategicamente localizado e com uma ótima performance, continua a captar o interesse de investidores institucionais», completa.

O La Vie Funchal é o principal centro comercial da ilha da Madeira. Tem uma área total de 16.000 metros quadrados, distribuídos por 68 lojas, contando com insígnias como a a Cortefiel, Springfield, Massimo Dutti e Tiffosi e é ancorado por um hipermercado Pingo Doce e pela Worten. Conta também com uma gama de restauração variada e ginásio, além de 860 lugares de estacionamento.

Atualmente, tem 100% de ocupação, e regista um footfall de cerca de 10 milhões de visitantes todos os anos, beneficiando do dinamismo do mercado turístico, numa ilha que recebe 1,7 milhões de turistas por avião e 250 cruzeiros anualmente.

De acordo com a Widerproperty, gestora do La Vie Funchal, o trabalho de gestão dos últimos 8 anos «colocou o La Vie Funchal como o centro comercial mais próximo da comunidade, das escolas da região e dos vários parceiros, entidades públicas e privadas. O La Vie (uma marca Widerproperty) cumpriu a missão de evoluir de shopping de centro de cidade para uma amplitude regional e hoje é o meeting point dos funchalenses, mas não apenas». E completa que esta estratégia «contou com um plano de comercialização com angariação de várias marcas exclusivas e únicas na Madeira, com a mais recente a ser a entrada do Ikea Estúdio de Planificação com abertura prevista para o Outono 23, assim como num plano de eventos originais que marcam a comunicação do La Vie Funchal com recorrência e qualidade reconhecida».

De recordar que a Square Asset Management é hoje a maior Sociedade Gestora Independente de Fundos Imobiliários em Portugal, com mais de 1,8 mil milhões de ativos sob gestão, em nome de investidores privados e institucionais. No que diz respeito ao subsetor dos centros comerciais, têm sido os compradores mais ativos em Portugal nos últimos cinco anos, com a aquisição de vários centros comerciais de referência desde 2017: Albufeira Terrace e C.C.C. Portimão (2017), CoimbraShopping (2018), portefólio de quatro centros comerciais em Portugal (2019), Fórum Viseu e Fórum Castelo Branco (1.º trimestre de 2020), contando, ainda, com várias aquisições de retail parks.


Atualização às 9h18 de 20 de julho com mais informação sobre a gestora do ativo