CML quer uma residência de estudantes na prisão de Lisboa

CML quer uma residência de estudantes na prisão de Lisboa

 

A informação consta numa resposta dada pelos serviços de Planeamento Urbano da CML ao grupo municipal do Bloco de Esquerda, datada de 3 de dezembro, que questionava sobre «que propostas tem a CML para que os terrenos adjacentes ao EPL possam estar ao serviço da população».

Segundo a autarquia, «o plano em vigor contempla uma área significativa à expansão de equipamentos universitários do Campus da Universidade Nova de Lisboa, que abrangem parte dos terrenos atualmente afetos ao EPL. Igualmente está prevista a cedência do corpo central do EPL (edifício em estrela) ao Município para a instalação de um equipamento coletivo (residência de estudantes)».

Para já, o Ministério da Justiça tem de realizar «um levantamento das áreas a concentrar conjuntamente com os tribunais a deslocar um levantamento da satisfação de parte dessas necessidades nos edifícios que compõem o atual Palácio de Justiça no Alto do Parque [Eduardo VII]» e negociar com a Estamo – proprietária do EPL – a reconversão das áreas «afetas a outros usos urbanos (habitação, comércio e serviços), na zona nascente do Plano de Pormenor de Reabilitação Urbana do Campus de Campolide», explica a Sábado.

Posteriormente, a CML quer alterar o plano da zona e submete-lo a Assembleia Municipal.