EMGI compra Encosta da Tapada para promover projeto de €300M (atual.)

EMGI compra Encosta da Tapada para promover projeto de €300M (atual.)

Trata-se de um investimento que poderá rondar os 300 milhões de euros (incluindo a compra do terreno e infraestruturação), reforçando a aposta de longo prazo deste promotor no nosso país.

O terreno, situado na antiga Pedreira do Alvito, em Alcântara (a principal área de intervenção do Plano de Pormenor da Pedreira do Alvito), tem 14 hectares e uma área de construção de 120.000 m². Destes, 87.000 m² dizem respeito a habitação, 22.000 m² a escritórios e 11.000 m² a retalho, com 900 lugares de estacionamento. Lar de idosos, espaços verdes ou uma escola são alguns dos equipamentos coletivos previstos.

De destacar que 25% dos 550 apartamentos previstos serão comercializados com rendas acessíveis, e os restantes colocados no mercado de venda livre, direcionados sobretudo para compradores nacionais.

De acordo com o Público, o projeto Encosta da Tapada foi lançado por uma empresa com o mesmo nome em 2003, que adquiriu os terrenos por 16,5 milhões de euros aos herdeiros da antiga pedreira. O terreno acabou por ficar na posse do Millennium bcp, que colocou o ativo à venda há cerca de dois anos.

O departamento de Development da JLL acompanhou este negócio, em representação do vendedor. A consultora foi também responsável pelo estudo de viabilidade técnica e comercial do projeto através do seu departamento de de Project & Development Services.

Gonçalo Santos, Head of Development da JLL, comenta que «esta é uma das grandes áreas ainda disponíveis em Lisboa para promoção de raiz e que irá operar uma profunda regeneração numa zona de grande potencial. Estamos a falar de um projeto estruturante para a regeneração do Vale de Alcântara, com capacidade para trazer mais de 1.000 novos residentes para a zona ocidental da capital, além de uma população flutuante muito expressiva». E conclui apontando que «é um dos projetos com escala tão necessários para reter a classe média portuguesa na cidade, e que tem ainda a mais-valia de gozar de uma excelente localização».