Fundos da Arrow Global compram hotéis Dom Pedro

Dom Pedro Marina, Vilamoura
Dom Pedro Marina, Vilamoura. Captura do Google Maps.

A gestora Arrow Global acaba de anunciar a aquisição dos principais ativos do Grupo Dom Pedro, em nome de fundos que gere e cujo nome não especificou.

Este negócio inclui três hotéis de Vilamoura (Dom Pedro Portobelo, Dom Pedro Marina e Dom Pedro Vilamoura) e cinco campos de golfe da mesma zona - Old Course, Pinhal, Laguna, Millenium e Victoria. Incluem-se ainda o Dom Pedro Lagos, Dom Pedro Machico e Dom Pedro Garajau (estes dois na Madeira). De notar que o hotel Dom Pedro Lisboa não se inclui, e continua a ser propriedade da Saviotti S.A..

John Calvão, Principal dos fundos Arrow Global, comenta em comunicado que a compra destes hotéis «aumenta significativamente os ativos imobiliários sob gestão da Arrow e valoriza o potencial robusto que vemos neste destino altamente atrativo. Estamos muito satisfeitos que o senhor Stefano Saviotti, um pioneiro no desenvolvimento de Vilamoura, nos tenha confiado a aquisição da maioria dos ativos da Dom Pedro em Portugal».

E completa: «estamos empenhados em continuar a trabalhar com uma marca de grande tradição e significado para o país. Ao colocar os ativos Dom Pedro sob nossa gestão, juntamente com a anterior aquisição de Vilamoura World, expressamos a nossa dedicação inabalável em posicionar Vilamoura e Portugal como um destino líder global».

Para João Bugalho, CEO da Arrow Global Portugal, «o nosso objetivo é continuar a crescer e a contribuir para o desenvolvimento da hotelaria e turismo nacionais, com particular destaque para Vilamoura». Está convicto de que «esta aquisição permite-nos alavancar sinergias na região».

O processo de aquisição foi gerido pela Norfin Serviços, subsidiária da Arrow Global. Francisco Sottomayor, CEO da Norfin, garante que «este negócio reflete o compromisso que a Norfin tem demonstrado no desenvolvimento de novas capacidades em hotelaria e turismo, que tiveram excelentes resultados. Estamos muito satisfeitos por ter participado nesta transação, um marco significativo no crescente mercado de investimento português».

Por sua vez, Stefano Saviotti, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Dom Pedro, afirma estar «muito orgulhoso por ter contribuído para o sucesso de ambos os destinos de referência (Algarve e Madeira). Agradeço também a todos os colaboradores da Dom Pedro Hotels & Golf Collection, após mais de 50 anos de atividade na hotelaria portuguesa. Espero que a Arrow Global continue a melhorar o legado do Grupo Dom Pedro em Vilamoura e na Ilha da Madeira».

O responsável completa esclarecendo que «o Grupo Saviotti passará a centrar a sua atividade na Unidade Hoteleira Dom Pedro 5* em Lisboa e nos nossos empreendimentos imobiliários e turísticos em Portugal e no Brasil».

Objetivo é melhoria e modernização dos ativos

A estratégia da nova gestora destes ativos passa pela melhoria e modernização dos hotéis, dos campos de golfe e respetivas clubhouses, para «atrair mais clientes e diversificar a base geográfica para mercados com maior poder de compra, como é o mercado norte-americano, proporcionando-lhes um destino de excelência para férias, lazer e desporto».

A gestão hoteleira destas unidades ficará a cargo de Francisco Moser, CEO de Hospitality da Arrow Global Portugal. Junta-se ao grupo Nuno Sepúlveda, ex-Director Geral do Costa Navarino Golf na Grécia, que assume o cargo de CEO de Desporto & Lazer.

João Bugalho comenta ainda que «com a experiência de dois profissionais como o Francisco Moser e o Nuno Sepúlveda, temos a segurança e a confiança necessárias para um grupo que aspira a afirmar-se como um player significativo nas áreas da hotelaria, desporto e lazer».