Fundos gerem mais €67,2M em novembro

Fundos gerem mais €67,2M em novembro

As estatísticas da CMVM mostram que o montante investido nos fundos de investimento imobiliário (FII) subiu 0,7% para os 7.701,4 milhões de euros. Foi este o tipo de fundos que mais aumentou o seu portfólio, seguido pelos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) que geriram mais 0,5%, para os 2.382,4 milhões de euros.

O montante gerido pelos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) permaneceu praticamente inalterado nos 340,3 milhões de euros.

47% da carteira dos FII e FEII abertos diz respeito a imóveis do setor dos serviços. 67,1% da carteira dos FUNGEPI diz respeito ao setor do comércio.

Em novembro, a Interfundos, a Square AM e a Caixa Gestão de Ativos detinham as maiores quotas de mercado, de 12,6%, 11,4% e 9,2%, respetivamente.

No mês em análise, os países da União Europeia continuaram a representar a totalidade do investimento feito em ativos imobiliários.

A CMVM dá ainda nota de que nesse mês foram constituídas as sociedades especiais de investimento imobiliário "Imofuste" e "JNV Real Estate", geridas pela Atlantic, e o fundo de investimento imobiliário "FSG Saúde", gerido pela Fidelidade. Foi ainda liquidado o fundo de investimento imobiliário "Imóveis Brisa", gerido pela Profile.