Governo reforça em €120M linha de qualificação da oferta turística

Governo reforça em €120M linha de qualificação da oferta turística

 

Este reforço é o maior do último período e «resultou de protocolos bancários com 12 bancos e vai estar operacional a partir da próxima semana», referiu a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, em declarações à Lusa.. O objetivo é «acelerar o investimento no turismo, a requalificação dos espaços, mas também em produtos novos e em destinos novos».

Em retrospetiva, nos últimos dois anos de atividade, está linha somou «211 operações aprovadas, num valor de cerca de 280 milhões de investimento turístico».

 

Turismo nacional soma e segue

 

O turismo é atualmente um dos principais motores da economia nacional. Só em termos de consumo, «por cada 100 euros gastos, em território nacional, quase 12 são consumo foram realizados por turistas», escreve o jornal de Negócios.

As contas do periódico consideram os últimos números do INE, que revelam o impacto positivo do consumo feito por estrangeiros na economia nacional. No primeiro semestre de 2018, este consumo atingiu o dobro do registado em 2010, antes do boom do turismo. O INE observa que «no 2º trimestre, o consumo privado de residentes acelerou em volume, passando de um crescimento homólogo de 2,1%, no 1º trimestre, para 2,6%”. Mas acrescenta que “o consumo privado na ótica do território continuou a registar crescimentos mais intensos (3,4%) que o consumo de residentes, em resultado do comportamento das despesas efetuadas em Portugal por não residentes (turistas)».