Grupo Amorim compra Herdade de Rio Frio

Grupo Amorim compra Herdade de Rio Frio

O Grupo Amorim deverá comprar a Herdade do Rio Frio, em Alcochete, à Parvalorem e ao BCP, no âmbito de um concurso competitivo. Segundo o Eco, o negócio deverá ser fechado nos próximos dias, por cerca de 30 milhões de euros.

Esta herdade de 3.600 hectares tem 2.600 hectares dedicados a sobreiros e 130 a vinha. Era propriedade do Banco Português de Negócios (BPN), que passou para o Estado através da Parvalorem depois de a instituição financeira falir. Atualmente, é detida pela sociedade Cold River’s Homestead, constituída em março de 2018, detida em 50% pela Parvalorem e em 50% pelo BCP.

O jornal recorda que o primeiro concurso para a venda do ativo foi lançado no final de 2018, com várias propostas entregues. O início de 2019, era dado como vencedor uma empresa portuguesa controlada por um investidor espanhol, que teria oferecido cerca de 35 milhões de euros pela propriedade, mas que não compareceu no dia de assinatura da escritura a 10 de março de 2020.

Já em maio deste ano, na nova tentativa de venda foram selecionados o Grupo Amorim, que ofereceu perto de 30 milhões de euros, e o empresário José António dos Santos, que ofereceu 14,5 milhões de euros pela parte do BCP. Também uma empresa da zona Centro do país apresentou uma proposta idêntica.

O banco acabou por optar por um contrato único com as mesmas condições para todos os candidatos, sendo que o Grupo Amorim tinha a possibilidade de compra destes 50% ou de 100% caso a Parvalorem aceitasse os termos propostos. As negociações avançaram, e o negócio está agora prestes a ser fechado.