Investidor francês compra Igreja dos Inglesinhos por €1,5M (atual.)

Investidor francês compra Igreja dos Inglesinhos por €1,5M (atual.)

A Igreja de São Pedro e São Paulo, situada no Convento dos Inglesinhos, no Bairro Alto, em Lisboa, foi comprada por um investidor francês por 1,5 milhões de euros, abaixo dos 1,8 milhões pelos quais o imóvel estava à venda.

O Negócios avança que o novo proprietário quer reconverter o imóvel para fins residenciais, e deverá mantê-lo no seu património particular.

A igreja de São Pedro e São Paulo está dessacralizada desde a década de 70, segundo o Público. O Convento dos Inglesinhos, no qual se insere, foi comprado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em 1982, e pouco depois foi adquirido pela Amorim Imobiliária, que o transformou num condomínio habitacional premium.

A igreja já tinha estado à venda em 2009 por 2 milhões de euros. Na altura, destinava-se à instalação de comércio e serviços, mas o negócio não se chegou a concretizar. Em 2017 foi vendida a uma empresa investidora nacional, e novamente colocada no mercado em meados de 2020.

A igreja foi entretanto alvo de obras de restauro, e o comprador «irá manter todos os detalhes, o património será mantido tal como está», explica José Manuel Garcia, mediador da Remax Lumiar, em declarações ao jornal. O espaço é atualmente usado para eventos, e a sua mudança de uso ou outras alterações terão de passar pela CML e pela DGPC.

Atualização Às 10h00 de 7 de janeiro