Portugal Real Estate Summit regressa esta quarta-feira ao Estoril

Portugal Real Estate Summit regressa esta quarta-feira ao Estoril

Já esta quarta e quinta feira, dias 29 e 30 de setembro, o Portugal Real Estate Summit, organizado pela Iberian Property, vai reunir no Estoril a comunidade de investimento imobiliário nacional e internacional para estabelecer um mapa para a recuperação económica da Ibéria, propondo um olhar atento sobre os vários setores do imobiliário.

Dominique Moerenhout, CEO da EPRA, dá o pontapé de saída para esta nova edição daquele que é o maior encontro ibérico de investidores imobiliários internacionais, levando ao palco uma visão do mercado europeu depois da crise pandémica. A EPRA – European Public Real Estate Association é a associação que aglomera a indústria de REITs na Europa. De acordo com os dados desta associação referentes ao 2º trimestre de 2021, o valor total do imobiliário cotado nos mercados europeus mais desenvolvidos totaliza 598 biliões de dólares, sendo liderado pela Alemanha (144 biliões), Reino Unido (104 biliões) e Suécia (103 biliões). Portugal é um dos países integrados nesta lista dos mercados mais desenvolvidos, embora apresente ainda uma dimensão reduzida, contabilizando, de acordo com os dados da EPRA, duas entidades listadas e um valor cotado inferior a 100 milhões de dólares.

O primeiro dia contará também com a presença de Ana Paula Serra, administradora do Banco de Portugal, e José Brandão de Brito, Chief Economist do Millennium bcp, que darão a sua perspetiva sobre o mercado português. A visão do mercado imobiliário será apresentada pelos diretores das consultoras Cushman & Wakefield, CBRE e Savills, seguindo-se um painel de debate sobre investimento em que participarão representantes da Nuveen, CBRE Global Investors, Merlin Properties, Square Asset Managemente e GNB RE.

O primeiro dia de conferência vai terminar com um painel exclusivamente dedicado ao mercado turístico, com a intervenção do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, para traçar algumas tendências e caminhos de futuro para este setor especialmente afetado pela pandemia. A abordagem dos investidores e operadores ao imobiliário turístico vai estar também em evidência, com a mesa de debate que encerra os trabalhos do dia inaugural do evento a contar com as participações da Explorer Investments, da Norfin e da Azora, além da AHP e da Broadway Malyan.

No dia 30, o Portugal Real Estate Summit assume um formato diferente, com a realização de várias reuniões e sessões paralelas de grupo, com o objetivo de analisar as principais oportunidades de investimento em Portugal. Decorrem 5 sessões com temas distintos que se repetirão durante a manhã para permitir aos participantes assistir a uma maior diversidade de reuniões. Os temas jurídicos e legais motivam as sessões dinamizadas pela Abreu Advogados e pela Morais Leitão Advogados. A cargo da CBRE vai estar a sessão relativa à construção de raiz para arrendamento e o acesso à habitação, enquanto a Savills irá apresentar as oportunidades na área de escritórios, sem esquecer os atuais novos modelos de trabalho e o teletrabalho. Já a Cushman & Wakefield vai abordar o mercado de retalho e a logística last-mille. A primeira ronda de discussões decorrerá entre 09h30 e as 10h30, seguindo-se um segundo bloco entre as 10h40 e as 11h40.

O Portugal Real Estate Summit encerra às 12h45 com a apresentação das principais conclusões do evento e com a presença de um representante do Governo português.

Na edição de 2021 o evento conta com os da Abreu Advogados, CBRE, Cushman & Wakefield, Explorer Investments, Morais Leitão, Savills e da Square Asset Management. O Grupo SIL, a Neoturis, a Nhood, a Merlin, a Reify, o GNB Real Estate e a Engexpor associam-se também ao Portugal Real Estate Summit, apoiando os diversos momentos do evento. Entre os patrocinadores institucionais alinham a ACAI, APAF, APFIPP, APPII, ASPRIMA, EPRA, REFINITIV e RICS.

Saiba mais sobre o Portugal Real Estate Summit aquil.