Investimento na Baixa e centro histórico do Porto cresce 14% até junho

Investimento na Baixa e centro histórico do Porto cresce 14% até junho

Os dados foram apurados pela Confidencial Imobiliário (Ci) no âmbito do SIR – Reabilitação Urbana, e dão conta de um total de 286 transações de aquisição de imóveis nos primeiros seis meses deste ano nas ARUs da Baixa e do Centro Histórico do Porto, refletindo um aumento de 40% face às 204 operações registadas no 2º semestre de 2020. Estes negócios resultaram num volume de investimento de 86 milhões de euros, mais 14% face ao semestre anterior. Em termos homólogos, o investimento também cresceu quer em número de imóveis (40%) vendidos quer em montante transacionado (20%).

Em comunicado, a Ci explica que «esta recuperação do investimento imobiliário na Baixa e do Centro Histórico acontece num contexto de quebra de atividade no agregado das nove ARUs, o que resultou num reforço da quota deste território central no mapa de investimento da cidade».

No 2º trimestre de 2020, as ARUs da Baixa e do Centro Histórico detinham uma quota de 38% do montante de investimento contabilizado nas nove ARUs, uma percentagem que evolui agora para 49%, em linha com o observado no final de 2019.

Nos primeiros seis meses de 2021, o montante investido em imobiliário na globalidade das nove ARUs do Porto ascendeu a 175,3 milhões de euros, contabilizando-se 680 operações. Esta atividade apresenta uma quebra de 12% em volume de investimento face ao semestre anterior, enquanto em número de transações apresenta um aumento de 6%. Relativamente ao 1º semestre de 2020, o investimento aumentou 5% em montante e 15% em número de operações.