Investimento imobiliário atinge os €1.400M até junho

Investimento imobiliário atinge os €1.400M até junho

 

Confirmando o seu elevado ritmo de atividade, este montante «supera as expetativas mais otimistas para o mercado», segundo a análise feita pela CBRE. A continuação das taxas de juro historicamente baixas garantem uma elevada liquidez a nível global, que continua a ser escoada, em parte, para o setor imobiliário. E, em Portugal, a escassez de oferta e a grande procura suportam a subida do valor das rendas.

Incluem-se no top 10 das maiores transações de sempre, apuradas pela CBRE desde 2003, três transações registadas neste trimestre, nomeadamente as vendas do portfólio da Blackstone, compreendendo o Forum Montijo, Forum Sintra e Sintra Retail Park, do Dolce Vita Tejo e do Lagoas Park.

Destaque para a venda do Lagoas Park por cerca de 375 milhões de euros, incluindo 13 edifícios de escritórios, galeria comercial, ginásio, escola, hotel de 4 estrelas com centro de conferência e parque de estacionamento público. O comprador foi o fundo de investimento americano Kildare.

Na área dos shoppings, foram investidos cerca de 650 milhões de euros até junho, num total de 4 centros comerciais, incluindo os três acima mencionados, além do SerraShopping. O capital investido foi maioritariamente internacional, sendo que o mercado francês representou 46% do total.

Depois deste semestre, a CBRE prevê um novo recorde para o volume total de investimento do ano. Até porque estão em comercialização outros 11 centros comerciais. Apesar de se prever que nem todas as operações se concretizem este ano, a CBRE estima que o volume total de investimento do ano ronde os 3.400 milhões de euros, depois do máximo histórico de 2.200 milhões do ano passado.

Cristina Arouca, Diretora de Research da CBRE, salienta que «o investimento em imobiliário comercial de rendimento supera todas as expetativas e reflete a manutenção de uma elevada liquidez a nível global e as perspetivas de um significativo crescimento dos valores das rendas em Portugal».