Mainside compra antigo Hospital do Desterro por €10,5M

Mainside compra antigo Hospital do Desterro por €10,5M
Foto: CC Ivendrell

Através da Estamo, o Estado vendeu o antigo Hospital do Desterro, em Lisboa, ao grupo Mainside (criador e antigo dono da Lx Factory), por 10,5 milhões de euros, conforme avança no seu site.

O grupo ocupava o espaço como inquilino desde 2013, e acabou agora por adquirir o imóvel, onde pretende seguir o plano inicial, de transformar o antigo hospital num projeto misto com duas unidades hoteleiras da Zero Hotels (marca da Mainside), restauração e outros usos, confirmou fonte da Mainside ao Eco.

Foi em 2013 que a Mainside assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa e a Estamo para a reabilitação do antigo hospital, que funcionou como convento até 1834, mas o projeto, que deveria ter arrancado de imediato, sofreu sucessivos atrasos e reformulações.

Em 2018, recorda o jornal, a Mainside chegou a apontar a conclusão de parte do projeto no terceiro trimestre de 2019. Mais tarde, em junho de 2020, chegou a ponderar abandonar o projeto, depois de a Estamo ter recusado um pedido para suspensão temporária das rendas, de 25.000 euros mensais, devido aos efeitos da pandemia.

Susana Pais, coordenadora do projeto da Mainside, recorda que «passou todo este tempo sem o projeto se concretizar. Houve uma pandemia pelo meio, que intensificou tudo, e chegou a uma altura em que colocamos essa opção [de compra] em cima da mesa porque iria simplificar tudo. E conseguimos chegar a essa conclusão».

Saiba mais sobre este negócio em Iberian Property.