MIPIM regressa dia 7 com foco nas mudanças climáticas e sociais

MIPIM regressa dia 7 com foco nas mudanças climáticas e sociais

Decorre a 7 e 8 de setembro, em Cannes, a edição especial do MIPIM. O impacto das mudanças climáticas e sociais no setor imobiliário estarão na ordem do dia.

Este é um novo formato de MIPIM, mais digital e com menos dias, menor área de exposição e agenda paralela mais reduzida. Deverá funcionar como último "ensaio" antes do regresso ao formato usual em março do próximo ano, ponto de encontro obrigatório dos investidores imobiliários de todo o mundo.

Em entrevista à Vida Imobiliária e à Iberian Property, Ronan Vaspart, diretor do certame, partilhou que «a ambição da edição de setembro do MIPIM é ser um momento de reencontro», depois da “pausa” de 2020 devido à pandemia. «Este MIPIM não será como o de março, mas sim uma forma de reconectar presencialmente os principais stakeholders imobiliários europeus, para que possam interagir e fazer negócios nesta nova realidade (…). Este é o momento para nos reconectarmos em encontros presenciais, voltando às exposições e dinamizar ativamente os programas de conferências que são o palco onde muitas oportunidades, nomeadamente novos projetos, tecnologias e ideias de negócio, são dadas a conhecer».

O evento continua a ser o palco de eleição para debater o investimento imobiliário, mas a preocupação com as alterações climáticas e com as estratégias de desenvolvimento sustentável (ambiental, económico e social) estão hoje mais em cima da mesa do que nunca: «não nos restam dúvidas que estes, sim, têm de ser os novos tópicos obrigatórios de discussão no setor», comenta Vaspart.

A necessidade de conhecimento das novas necessidades dos ocupantes é também um dos temas de destaque no pós-Covid. As questões dos escritórios flexíveis, do coworking, as transformações dos espaços de trabalho e a inovação enquanto fator chave de sucesso do imobiliário serão discutidas durante a feira. Vaspart garante que «a grande maioria dos líderes e especialista que nos visitam, sejam investidores, promotores ou arquitetos, estão muito empenhados em conhecer melhor os ocupantes dos imóveis, para perceberem como podemos transformar os escritórios, os hotéis, os hospitais e, até a habitação, para corresponder às suas novas expectativas. O facto é que o mundo evoluiu e todos nós queremos e precisamos de perceber o que mudou em termos de necessidades e de usos imobiliários e, para tal, conhecer o que procuram e ambicionam ocupantes e os utilizadores finais é a chave!».

O MIPIM de setembro espera acolher cerca de 5.000 delegados em cerca de 70 stands e pavilhões conjuntos.

A organização está otimista que em março de 2022 o MIPIM vai voltar a reunir em Cannes milhares de líderes e investidores imobiliários vindos dos quatro cantos do mundo, e não apenas da Europa, esperando a participação de delegações, entidades e empresas de mais de 110 países.