Mitiska REIM compra portfólio de retail parks da Blackstone (atual.)

Mitiska REIM compra portfólio de retail parks da Blackstone (atual.)

A compra foi feita em nome do fundo First Retail International 2 (FRI 2). O valor do negócio não foi oficialmente revelado, mas as fontes ouvidas pelo Eco avançam que terá sido fechado por cerca de 40 milhões de euros.

O portfólio inclui o Aveiro Retail Park, Alverca Park, Santarém Retail Park e Lima Retail Park, adquiridos pela Blackstone entre 2015 e 2016. Somam um total de 78.500 m². Com a conclusão desta transação, ainda em dezembro de 2019, a Mitiska REIM passa a deter 6 retail parks em Portugal, num total de 116.100 m², além de um outro projeto de promoção.

Alfonso Cuesta, Investment Director (Espanha e Portugal) na Mitiska REIM, comenta em comunicado que «ao longo dos últimos três anos, construímos uma plataforma de retail parks espalhados pelo país, somando mais de 135.000 m² de ABL tanto em funcionamento, como em desenvolvimento. Esta última aquisição, uma das maiores de sempre observadas em Portugal, consolida a posição de liderança da Mitiska REIM no mercado e reflete a nossa confiança na economia portuguesa, especificamente no sector dos retail parks».

Por seu turno, Enzo Guidez, Senior Investment Associate na Mitiska REIM, comenta que «para além das aquisições já realizadas em Portugal, iremos continuar a investir na economia doméstica. Quer através da promoção de novos projetos (já em fase de desenvolvimento), quer através de trabalhos de melhorias do nosso portefólio existente ou simplesmente através de novas oportunidades de investimento que possam surgir».

Já Axel Despriet, Co-CEO Mitiska REIM, acredita que «a aquisição deste portefólio representa um passo significativo no aumento da nossa posição no mercado e presença em geral em Portugal. Com a economia portuguesa e a confiança dos consumidores com tendência crescente, novas marcas de retalho entram no mercado Português. A nossa especialização no segmento dos retail parks e retalho de conveniência, combinado com a nossa forte relação com retalhistas locais e internacionais, colocamos numa boa posição para tirar vantagem dessa oportunidade».

Francisco Cavaleiro de Ferreira, Managing Diretor da Multi Iberia, destaca que «depois de termos, em 2018, realizado a maior transacção da história dos centros comercias em território nacional, realizamos, agora, a maior transacção do mercado de retail parks em Portugal». 

A Cushman & Wakefield atuou em nome da Blackstone nesta operação. David Lopes, partner, do departamento de Capital Markets da consultora, refere que «estamos muito satisfeitos por ter participado na transação deste portefólio que vem reforçar a confiança existente dos investidores estrangeiros no mercado de retail parks em Portugal. O momento positivo que vive o mercado ocupacional foi um fator decisivo na captação de interesse por parte de investidores».

A transação foi feita com recurso a financiamento do Novo Banco. A Mitiska REIM foi assessorada pela RPE, RRP Advogados, PwC, Gleeds e Ambiente LLP.

 

 

Atualização às 12h35 com mais informação