Montepio prepara venda de carteira de NPL de €1.400M

Montepio prepara venda de carteira de NPL de €1.400M
Foto: Spacio

O banco Montepio está a preparar a venda de uma carteira de malparado e imóveis, um conjunto de NPL que deverá rondar os 1.400 milhões de euros.

Através da sua sucursal em Londres, o banco de investimento japonês Nomura foi contratado pelo Montepio para estruturar esta operação, representado em Portugal por Vasco Bouça, Head of Portugal do Nomura. De acordo com o Económico, que avança a notícia, numa primeira fase, deverão ser vendidos 500 milhões de euros. Cerca de 700 milhões de euros dizem respeito a imparidades constituídas pelo banco.

O Nomura está a auscultar um grupo restrito de investidores no mercado mas, para já, grandes investidores neste tipo de ativos, como a Davidson Kempner, a Bain Capital ou a Arrow Global, não foram convidados a participar e a apresentar propostas.

A mesma publicação avança que a Associação Mutualista Montepio Geral poderá querer ficar com parte dos ativos de maior risco na carteira da sua empresa Bolsimo, que opera como servicer, desde que o banco possa vender à sua acionista, com luz verde do Banco de Portugal, cita o idealista/news.