Novobanco vende dois dos cinco terrenos do “Projeto Eleanor”

Land plot for sale in Amoreiras
O terrenos das Amoreiras é um dos terrenos que ainda não foi vendido.

No fim de 2023, o Novobanco fechou a venda do Arade à Lintinvest e do Cabanas Golf à RE Capital. A instituição financeira vende assim dois dos cinco terrenos incluídos na carteira Eleanor, um negócio avaliado em 365 milhões.

Segundo informação avançada esta sexta-feira pelo Eco, no final do ano passado foi vendido à Lintinvest, promotor da zona das Caldas da Rainha, o terreno localizado junto à marina de Portimão, o Arade. A transação foi fechada por um valor ligeiramente inferior a 30 milhões de euros, abaixo dos 32 milhões pedidos pelo banco.

Para além disso, o terreno adjacente ao TagusPark, inserido no empreendimento Cabanas Golf, também foi vendido à RE Capital, empresa pan-europeia especializada em investimento, desenvolvimento e gestão de ativos. Este acordo foi concretizado por um montante situado entre os 35 e os 40 milhões de euros.

Apresentado no final de maio do ano transato, o Projeto Eleanor é composto por cinco ativos imobiliários. Para Volkert Schmidt, CEO do Grupo Novobanco Real Estate, estes cinco terrenos são os «melhores ativos» do banco.

Novo Banco arrecada para já 70 milhões

Todavia, devido a questões de licenciamento e de arquitetura, os investidores interessados nos restantes três terrenos – dois localizados em Lisboa (Amoreiras e Parque das Nações) e um em Benagil – optaram por aguardar a aprovação dos projetos pelas autarquias antes de finalizarem o negócio.

Para já, estes três processos encontram-se suspensos, conforme apurou o mesmo meio. Como resultado, dos 365 milhões inicialmente solicitados pelo banco, apenas cerca de 70 milhões foram até agora garantidos.

No que diz respeito ao terreno do Arade, que abrange uma área de 116 mil metros quadrados em frente à marina de Portimão, obteve-se licença para a construção de um hotel composto por 153 quartos, a que se somam 613 apartamentos turísticos e outros 652 residenciais, ou seja, um total de 1.265 apartamentos. Volkert Schmidt destacou que o projeto possui a dimensão necessária «para criar uma nova Portimão», incluindo ainda planos para a edificação de um espaço comercial e um jardim público.

No caso do terreno em Oeiras, o Cabanas Golf, que conta com uma área bruta de construção de 80 mil metros quadrados, o projeto aprovado prevê a construção de apartamentos turísticos, lojas e um campo de golfe.

Banco quer vender terreno de Benagil até ao final do ano

O Novobanco prevê ainda vender o terreno de Benagil até ao final deste ano – a instituição financeira pede 52 milhões de euros. Segundo o Eco, há pelo menos três interessados para investir no terreno: a empresa que detém o grupo Sana, um grupo mexicano e um outro ucraniano. O projeto previsto será um hotel de luxo com 150 quartos, 288 apartamentos, a que se somam 242 moradias em banda e cinco villas de luxo. A propriedade tem uma área total de 59 mil metros quadrados.

Quanto aos dois terrenos em Lisboa, a venda só deverá ser fechada nos próximos anos, por conta de atrasos no licenciamento, motivo pelo qual vários investidores desistiram do negócio e apenas continuam interessados a Bain Capital, a Sixth Street, a Norfin, um grupo brasileiro e um fundo americano, que o meio em questão sabe que apresentaram propostas com um valor bastante abaixo do que é pedido pelo banco.