Novos players espanhóis vão marcar o mercado em 2019

Novos players espanhóis vão marcar o mercado em 2019

 

A MK Premium, que anunciou esta semana a compra de mais dois imóveis no Porto, ou a Alquiler Seguro, que manifestou o seu interesse no país em 2019, são exemplo desse interesse. Os novos players «pretendem construir milhares de habitações» no nosso país, mas precisam de «condições de confiança e estabilidade», afirma Hugo Santos Ferreira, vice presidente executivo da associação. E garante que «na APPII temos tido reuniões semanais com estes players imobiliários espanhóis, que têm demonstrado muito interesse em investir e desenvolver a sua atividade em Portugal e cujos projetos vão começar a tornar-se públicos já nos primeiros meses de 2019».

Os novos investidores estão entre o top 20 dos promotores e investidores espanhóis, nomeadamente socimis dedicadas ao investimento em ativos de rendimento ou comerciais, como escritórios, retalho e hotéis. Muitos são promotores imobiliários focados no mercado residência de larga escala, «o que inclui a promoção imobiliária de habitações para a classe média, fora dos centros urbanos», diz Hugo Santos Ferreira. São atraídos por «um setor imobiliário que hoje oferece condições iguais ou até já melhores do que outros países ou cidades concorrentes com o nosso país e com as nossas cidades».

«Estamos a falar de largas centenas de milhões de euros de investimento por cada um destes novos players que vêm viabilizar a elaboração de projetos imobiliários com centenas e milhares de novas habitações para a classe média portuguesa». No entanto, o responsável alerta para a importância da estabilidade legislativa e fiscal, nomeadamente no arrendamento: «assim lhes demos as necessárias condições de confiança e estabilidade».