Revelados os vencedores dos Iberian Property Investment Awards 2023

Saiba quem são os grandes vencedores dos Iberian Property Investment Awards 2023.
Este prémio conta com um distinto júri composto por mais de 40 líderes do setor imobiliário em Espanha e Portugal.

Já são conhecidos os vencedores da 1ª edição dos Iberian Property Investment Awards. Este prestigiado prémio teve lugar ontem, 19 de setembro, no “Salão Preto e Prata" do Casino Estoril, evento cuja estreia coincidiu com a realização do Portugal Real Estate Summit 2023, que decorre no Hotel Palácio Estoril. Os Iberian Property Investment Awards 2023 contam com um distinto júri composto por mais de 40 líderes do setor imobiliário em Espanha e Portugal, presidido por Roger Cooke (MBE FRICS).

Merlin vence prémio de melhor negócio imobiliário do ano em Portugal

A Merlin foi o grande protagonista ao receber um dos mais prestigiados prémios da noite: com a compra da antiga sede do Novo Banco em Lisboa por mais de 100 milhões, vence o prémio de melhor negócio imobiliário do ano em Portugal. Esta transação única foi liderada pela Cushman & Wakefield e pela JLL Portugal, que apresentaram a candidatura a estes prémios, e foram as consultoras responsáveis pela venda do ativo, destacando-se pelo elevado número de propostas recebidas. A C&W e JLL foram reconhecidas em palco pela sua candidatura vencedora, acompanhadas pela espanhola Merlin Properties e pelo Novo Banco.

Os 40 líderes do setor imobiliário em Espanha e Portugal foram responsáveis por analisar cuidadosamente as candidaturas, propor os finalistas e selecionar os vencedores nas cinco categorias que marcam a estreia desta primeira edição. Estas incidem sobre projetos de investimento e boas práticas de sustentabilidade, impacto social e governança corporativa (ESG), que devem ter ocorrido no período entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2022.

O processo de receção de candidaturas decorreu durante os meses de maio e junho, atraindo projetos de investimento que totalizaram mais de 3.400 milhões de euros. Nesta área, Espanha lidera com um total de 2.030 milhões de euros, seguida por Portugal com 1.410 milhões de euros. Considerando que o volume total de investimento na Península Ibérica durante o ano foi de cerca de 15.400 milhões de euros, é de salientar que as candidaturas apresentadas representam quase um quinto desse volume total.

De salientar ainda o contributo significativo do mercado português, onde o volume de investimento ultrapassou ligeiramente os 3.000 milhões de euros em 2022. Neste contexto, as candidaturas avaliadas refletem quase metade do investimento total.

Saiba quem são os grandes vencedores

Negócio do Ano em Espanha

Greystar – 2.500 unidades de um portfólio “Flex Living”, Madrid

Negócio do Ano em Portugal

Merlin Properties – Projeto Liberdade, apresentado pelas consultoras C&W e JLL

Iniciativa "Ativo Verde" do Ano

Aedas Homes – Fioresta, Alicante

Iniciativa de Impacto Social do Ano

Lar España – Kilometros Solidarios, Alicante

Relatório de Investidor do Ano

Sonae Sierra

O volume de candidaturas recebidas demonstra a vitalidade do mercado ibérico de investimento imobiliário: antecipa-se um futuro promissor para este setor. Os Iberian Property Investment Awards 2023 retratam a inovação e o empenho patente no setor imobiliário ibérico, bem como evidenciam a influência de Espanha e Portugal no mercado global de investimento imobiliário.

Veja a galeria de fotografias da 1ª edição dos Iberian Property Investment Awards.