Santander AM vende Vila Sol ao Grupo Pestana por €43M

Pestana Vila Sol, em Vilamoura
Pestana Vila Sol, em Vilamoura

O Santander Asset Management vendeu o complexo turístico Vila Sol, em Vilamoura, no Algarve, ao Grupo Pestana por cerca de 43 milhões de euros.

O negócio é anunciado esta quinta-feira pelas consultoras JLL, CBRE e Worx, que assessoraram o Santander Asset Management na operação. O Grupo Pestana já assegurava a gestão desta unidade hoteleira e respetivos campos de golfe, e passa assim a ser proprietária.

O Pestana Vila Sol inclui um hotel de 5 estrelas com 189 quartos e ampla gama de comodidades, dois campos de golfe de 18 e 9 buracos e terreno para desenvolvimento (expansão ou nova promoção imobiliária), com uma área bruta de construção de 7.770 metros quadrados.

«A aquisição do empreendimento Pestana Vila Sol é o culminar de um processo iniciado há uma dezena de anos, quando o Grupo Pestana assumiu a gestão desta unidade hoteleira e do campo de golfe adjacente», afirma Pedro Lopes, Administrador da Região Algarve do Grupo Pestana. «Numa primeira fase, conseguimos recuperar a rentabilidade destas unidades tendo, posteriormente, reforçado a aposta, assumindo o risco enquanto arrendatários com uma renda fixa de mercado. Com a compra deste empreendimento, demonstramos e salientamos aquele que tem sido, desde o primeiro momento, o nosso compromisso com este projeto e com a aposta no turismo no Algarve», salienta.

«Com a compra deste empreendimento, demonstramos e salientamos aquele que tem sido, desde o primeiro momento, o nosso compromisso com este projeto e com a aposta no turismo no Algarve»

Luís Figueiredo, Administrador da Santander Asset Management, recorda que «o setor hoteleiro mostrou-se muito resiliente no período pós pandemia, continuando Portugal a ser um dos destinos turísticos privilegiados, nomeadamente a região do Algarve. Sempre acreditámos no valor do “complexo” Vila Sol, pelo seu potencial, localização, complementaridade com os campos de golf, retirando assim a sazonalidade da operação do Hotel e também por ser operado pelo prestigiado Grupo Pestana, tornando-o num ativo atrativo e com forte interesse por parte dos investidores».

«Esta venda representa um marco significativo no mercado imobiliário de Vilamoura, destacando o potencial de investimento contínuo na região. O Pestana Vila Sol é uma referência do turismo e do golfe no Algarve, e estamos satisfeitos e orgulhosos em ter participado nesta transação», comenta Karina Simões, Head of Hotel Advisory da JLL.

Já Duarte Morais Santos, Head of Hotel da CBRE Portugal, acrescenta que «este é mais um negócio que vem confirmar o crescente dinamismo do mercado hoteleiro na zona sul do país, atrativo quer para investidores internacionais como nacionais. O Pestana Vila Sol é um ativo ímpar e de referência no Algarve e foi para nós um orgulho estarmos envolvidos nesta transação. Acreditamos bastante no potencial crescente da região algarvia que com produto de qualidade terá o que é necessário para crescer e atrair novos investidores no futuro».

Por seu turno, Francisco Caldeira, da Worx, recorda que «o setor hoteleiro tem ganhado um crescente destaque em 2023, representando 40% do volume total de investimento na primeira metade do ano. É notória a contínua importância de Portugal no mapa de investimento internacional, bem como o peso do turismo no país». O Algarve, com destaque para Vilamoura, «tem evidenciado a sua constante evolução e desenvolvimento, tornando-se atrativo no contexto do turismo mundial. Esta operação enfatiza a importância estratégica da região, tanto para operadores quanto para investidores nacionais e internacionais».

E remata ainda que «é importante destacar o trabalho realizado pelas três consultoras, que em estreita colaboração com o Santander, enquanto cliente, concretizaram uma transação de sucesso e de referência em 2023, da qual todos se podem orgulhar».