Sonae Sierra anuncia novo fundo de investimento na Alemanha

Sonae Sierra anuncia novo fundo de investimento na Alemanha

A Sonae Sierra anunciou esta semana o lançamento de um novo fundo de investimento alternativo (FIA) na Alemanha, o Sierra German Food Retail Income Fund I, veículo que vai focar-se principalmente no setor do retalho alimentar neste país, dirigido a investidores institucionais.

O fundo é criado numa altura em que o setor do retalho alimentar se tem mostrado forte e resiliente durante a pandemia. As perspetivas futuras «continuam a exceder as projeções de recuperação para o setor retalhista no seu conjunto», segundo a empresa.

Supermercados, hipermercados e discounters na Alemanha serão o principal foco, nomeadamente propriedades stand-alone estáveis, com contratos de arrendamento de longo prazo com operadores líderes de mercado.

O fundo arranca com 5 ativos de retalho alimentar, com uma área total de cerca de 6.500 metros quadrados, operados por marcas-chave no mercado alemão, como a Aldi, Rewe e Netto.

Em comunicado, a Sonae Sierra refere que a criação deste veículo «reforça o foco da Sonae Sierra na expansão do negócio de gestão de fundos de investimento, uma parte fundamental da ambição estratégica da Empresa, na qual combina o seu vasto know-how em criação de valor patrimonial, com parcerias de longa data com investidores institucionais de referência».

Christoph Billwiller, líder da equipa de Investment Management da Sonae Sierra na Alemanha, afirma no mesmo comunicado que «a criação deste novo FIA aberto representa um novo marco para a Sonae Sierra na Alemanha. Oferece uma solução para investidores profissionais e institucionais que procura assegurar rendimentos estáveis de longo prazo, geridos por uma equipa com vasta experiência e know-how combinado em gestão de ativos e gestão de investimentos. Faz parte da estratégia da Sonae Sierra aumentar a exposição a novos veículos de investimento imobiliário, capitalizando a nossa experiência internacional e as relações de parceria que construímos ao longo dos últimos 30 anos com múltiplos investidores institucionais».

De recordar que a Sonae Sierra gere atualmente 5.000 milhões de euros em 12 veículos de investimento distintos, contando com uma carteira de fundos imobiliários e ativos operacionais em toda a Europa.