Verdes levam proposta de fim dos “vistos gold” ao Parlamento

Verdes levam proposta de fim dos “vistos gold” ao Parlamento

O Partido Ecologista “Os Verdes” vão apresentar ao Parlamento um projeto para o fim do programa de concessão de autorização de residência para investimento (ARI), ou “vistos gold”.

No seu projeto de lei, os Verdes consideram que este programa representa um «falhanço na criação de emprego», e que «ao longo destes anos, têm estado associados a práticas ilícitas, como a corrupção, o peculato, o branqueamento de capitais, o tráfico de influências, entre outras».

Acreditam, por isso, que a sua eliminação «é um passo positivo» e «um contributo essencial para pôr fim a um mecanismo que favorece a criminalidade económica, para pôr fim a uma das principais causas da especulação imobiliária e para acabar com um privilégio que favorece apenas alguns», cita a Lusa

Criado em 2012, o programa tem vindo a ser criticado, especialmente pelo PEV, PCP ou Bloco de Esquerda, que em 2019 aplaudiram a recomendação da comissão especial do Parlamento para os Estados-membros para o fim deste tipo de regime.

Desde que entrou em vigor e até fevereiro, o programa já motivou um investimento acumulado de 5.724 milhões de euros, 5.177 dos quais foram investidos na compra de bens imóveis, 288 dos quais em reabilitação urbana. A transferência de capitais captou apenas 547 milhões de euros.