Seminário Imojuris vai debater as alterações legislativas no arrendamento urbano

Seminário Imojuris vai debater as alterações legislativas no arrendamento urbano

 

As recentes alterações legislativas no arrendamento urbano têm suscitado enorme polémica e muitas dúvidas, exigindo um debate amplo e esclarecedor.

Para o efeito, o Imojuris convidou um conjunto de reputadas personalidades para analisar as principais novidades introduzidas pela Leis 12/2019 e 13/2019, já em vigor.

A deputada Helena Roseta, ex-coordenadora do grupo de trabalho parlamentar que esteve na origem dos referidos diplomas, fará um primeiro enquadramento geral sobre as principais alterações e as motivações do legislador.

Ana Afonso, especialista em arrendamento e professora de direito da Universidade Católica Portuguesa (UCP), fará depois uma apresentação sobre as principais alterações introduzidas no Código Civil e ao Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU) e irá também explicar as “complexas” disposições transitórias da Lei 13/2019, de 12 de fevereiro, conforme as apelidou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da promulgação do diploma.

As advogadas Mónica Pimenta e Mariana d’Almeida Ribeiro, da Garrigues, vão, por seu turno, debruçar-se sobre matérias como a alteração ao Regime Jurídico das Obras em Prédios Arrendados, incluindo o novo regime de execução de obras pelo arrendatário em substituição do senhorio, a proibição e punição do assédio no arrendamento, ou o novo procedimento de injunção em matéria de arrendamento.

A sessão será depois completada por um período de debate entre os oradores e a assistência, versando sobre todas estas matérias.

O Seminário terá lugar no próximo dia 28 de março, na Faculdade de Direito da UCP, em Lisboa, entre as 9h30 e as 12h.

Mais informações e inscrições, aqui.