181.478 casas foram vendidas em 2019

181.478 casas foram vendidas em 2019

De acordo com os números do INE, só no último trimestre do ano foram vendidas 49.232 habitações, mais 7,4% face ao trimestre anterior, e mais 6,1% face ao período homólogo, sendo este o trimestre mais forte de que há registo. Só neste período, o valor transacionado ascendeu a 6.900 milhões de euros, mais 12,2% que em igual período de 2018.

Comentando estes números, também analisados pelo gabinete de estudos da APEMIP, o presidente da associação, Luís Lima, nota que o abrandamento do ritmo de crescimento das transações «já era expectável face à falta de stock existente». O responsável acredita que «não é compreensível que um setor que encaixa um valor de investimento tão avultado para o país, seja completamente esquecido pelo Governo quando se trata de atribuir medidas excecionais de apoio no seguimento da pandemia de Covid-19».

 

Travão nas transações

Atestando que neste momento as transações do setor já pararam, explica que «as escrituras que estavam previstas foram adiadas, e não há visitas a imóveis. A quebra de faturação das imobiliárias é brutal, e não há uma solução efetiva. As pessoas não compram casas sem as ver (…)

E completa que «seria expectável que o Governo reconhecesse as dificuldades que agora surgem e preparasse medidas de apoio específicas para estas empresas, das quais dependem cerca de 40 mil pessoas. A Linha de Crédito de 200 milhões de euros é insuficiente para a quantidade de sectores que a ela necessitarão de recorrer».