Habitação

Acordos do IHRU com 73 municípios abrangem mais de 28.000 famílias

Ana Tavares |
Acordos do IHRU com 73 municípios abrangem mais de 28.000 famílias

São cerca de 28.113 as famílias abrangidas pelos acordos de colaboração firmados entre o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e os 73 municípios com estratégias locais de habitação em execução, mais que as 26.000 famílias que o Governo se propôs a ajudar com o Plano de Recuperação e Resiliência, através do programa 1º Direito.

De acordo com o avançado pelo Público, estão ainda em elaboração 180 estratégias locais de habitação de outros municípios, recordando que o PRR prevê um financiamento de 1.211 milhões de euros para comparticipar a fundo perdido as soluções de habitação para estas primeiras 26.000 famílias.

Agora, novas formas de financiamento terão de ser encontradas para as restantes famílias. Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação, já garantiu que o Governo está a trabalhar nesse sentido.

Falando durante uma audição regimental na Assembleia da República, o governante avançou que estão já concluídos 859 fogos desde o arranque do programa 1º Direito

O PRR vai financiar também outros programas habitacionais, como o Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis, num total de 6.800 fogos. Segundo o Ministério da Habitação, estão já identificados 1.379 fogos provenientes da desafetação de 7 imóveis provenientes da Lei das Infraestruturas Militares, e a plataforma de inventariação do património público com aptidão habitacional tem 465 fogos reportados.

O PRR destina ainda cerca de 43 milhões de euros ao parque habitacional do IHRU. Decorrem obras em 7 bairros, num total de 427 fogos, e vai arrancar a empreitada de outro bairro com 147 habitações. Estão em fase de concurso obras em 5 bairros (317 casas), e em fase de projeto, levantamento ou deliberação de condomínio 24 bairros (3.429 fogos).