ADENE lança sistema Aqua+

ADENE lança sistema Aqua+

Este índice foi lançado a 5 de dezembro, e resulta de num processo de construção colaborativa com diversas entidades institucionais e parceiros do sistema científico e tecnológico nacional. De acordo com a ADENE, Portugal é o segundo país da União Europeia com maior consumo de água por habitante, prevendo-se que tenha fortes impactos das alterações climáticas sobre a disponibilidade dos recursos hídricos. «É fundamental dotar os cidadãos de informação sobre a eficiência hídrica das suas casas, nomeadamente através de instrumentos que os ajudem e orientem a melhorar o desempenho hídrico das mesmas».

O sistema Aqua + permite classificar o uso eficiente da água nos edifícios, com a identificação de medidas de melhoria que levem a uma melhor utilização deste recurso. Esta ferramenta procura alterar o paradigma do uso da água em edifícios residenciais, tendo por base a avaliação do desempenho das infraestruturas e dispositivos que usam a água num edifício e não a componente comportamental, estejam estes em fase de projeto, reabilitação ou em uso.

São depois identificadas oportunidades de melhoria e poupança com base nas infraestruturas e equipamentos, como sistemas de produção e distribuição de água quente, eletrodomésticos, dispositivos e produtos de uso de água, usos exteriores de água e fontes e redes de água.

O Aqua + vai recorrer a auditores qualificados formados e reconhecidos pela ADENE. A Academia ADENE tem inscrições abertas para os próximos cursos a 5 de março em Lisboa e a 12 de março no Porto.