Algarve: preços prime aumentaram 61% entre 2002 e 2022

Algarve: preços prime aumentaram 61% entre 2002 e 2022
Fotografia de Ben Mack, Pexels.

Os preços prime no designado “triângulo dourado” (Almancil, Quinta do Lago e Vilamoura) do Algarve Central aumentaram 15% nos últimos 12 meses até setembro de 2022. De acordo com o mais recente relatório da Knight Frank, em todo o Algarve Central, os preços prime registaram um acréscimo de 61% entre 2002 e 2022.

Todavia, ainda que os preços tenham subido, o número de casas disponíveis para venda no Algarve continua a diminuir e o ritmo de novas construções tem dificuldade em acompanhar a procura, revela o estudo.

Conforme os dados da consultora Knight Frank, em 2022, as transações de imóveis do segmento de luxo na região aumentaram 21% até ao segundo trimestre, segundo o INE. A região do Algarve Central recebeu cada vez mais procura, por parte de compradores estrangeiros, à medida que as restrições de viagens pós pandemia foram aliviadas.

“A acessibilidade do Algarve é um elemento chave”

Jorge Costa, COO da Quintela e Penalva | Knight Frank, afirma que «a acessibilidade do Algarve é um elemento chave para o lifestyle procurado pelos compradores do norte da Europa e de países como o Brasil, a China, ou Estados Unidos».

Quem são os compradores?

Ainda que a aquisição de uma segunda habitação domine as vendas de imobiliário na região do Algarve Central, os residentes permanentes totalizam cerca de 37% dos inquiridos pela Knight Frank. O estudo mostra que escolas internacionais de renome no Algarve recebem cada vez mais inscrições de novos alunos, e, o aumento e flexibilização do regime híbrido de trabalho, permite que um número crescente de cidadãos estrangeiros se desloque por períodos mais longos.

Contributo dos Vistos Gold

A consultora revela, no estudo, que grande parte destes resultados atingidos deve-se à contribuição dos Vistos Gold. Desde a introdução do programa em Portugal, em 2012, foram investidos mais de 5,9 mil milhões de euros no mercado imobiliário português, valor que representa 90% do investimento total através da referida iniciativa.