Atena-3T assume gestão e exploração do Hospital da Lapa

Atena-3T assume gestão e exploração do Hospital da Lapa
Hospital da Lapa, Porto.

A joint venture criada pela Atena Equity Partners e 3T Portugal – Atena-3T – dedicada ao investimento na saúde, em especial na área hospitalar, em associação com a HLine, assumiu a gestão e exploração do Hospital da Lapa, no quadro do acordo de parceria celebrado com a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa (VINSL).

A unidade hospitalar, localizada no coração da Invicta, beneficia de uma área de cerca de 8.000 metros quadrados e de 70 camas de internamento e ambulatório. O Hospital da Lapa, até aqui gerido pela VINSL, conta com um bloco cirúrgico com quatro salas, aptas para vários tipos de cirurgia, uma sala de pequena cirurgia e ainda uma unidade materno-infantil.

«O hospital beneficiará da aposta diferenciada na área da saúde da joint venture entre a Atena Equity Partners e a 3T Portugal, que se foca na modernização tecnológica e na potenciação da prestação de cuidados de saúde personalizados e de proximidade que já distingue o Hospital de Lapa», lê-se em comunicado.

Terceiro investimento na área hospitalar da Atena-3T

O Hospital da Lapa representa o terceiro investimento na área hospitalar da parceria entre a Atena Equity Partners e a 3T Portugal, seguindo-se à aquisição do Hospital Particular de Almada e do Hospital Soread em Torres Vedras.

Este novo investimento no Porto conta também com a parceria da HLine, que possui experiência no setor da saúde, tanto no setor privado como no setor público, e amplo conhecimento dos stakeholders e dinâmicas do sistema de saúde da região Norte. O acordo prevê também a participação de um representante da VINLS na direção do hospital.

O projeto estratégico para Hospital da Lapa vai beneficiar das competências técnicas, operacionais e financeiras dos parceiros envolvidos, prevendo-se o crescimento nas áreas clínicas centrais da unidade, como a cirurgia e a maternidade. Serão ainda desenvolvidas novas áreas de atividade, aproveitando a capacidade de resposta na prestação de cuidados de saúde e novos investimentos em tecnologias ao serviço da saúde.

O plano estratégico aposta, também, na retenção e captação de talento clínico e não clínico. A equipa de gestão procurará explorar de sinergias entre as várias unidades, potenciando o serviço ao cliente, economias de escala e de conhecimento, gerando oportunidades para os vários stakeholders.