AXA fica com 74% da nova Torre Colombo

Torre Norte Colombo
Torre Norte Colombo, Lisboa

O CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, reuniu ontem com os jornalistas para dar a conhecer os planos e a estratégia da empresa para o próximo ano, dando a conhecer várias novidades.

É o caso da parceria com a AXA Investment Managers, que em maio vai concretizar a aquisição de 74% do veículo que está a promover o terceiro edifício de escritórios do centro Colombo. Fruto de um investimento de 118 milhões de euros, a futura Torre Norte do Colombo somará 35.000 m² de área bruta de construção dividida em nove pisos, sendo, por isso, o edifício de escritórios com maior área disponível por pisos, o que «permite ir à procura dos grandes arrendatários», destacou o administrador Alexandre Fernandes, responsável pela área de development.

Com conclusão prevista para o final de 2025, as obras deste edifício arrancaram há cerca de um ano e meio. E se até aqui a Sierra era a detentora em 100% da totalidade do ativo, a partir de maio tornar-se-á em sócia minoritária, após concretizar a venda de 74% do nova torre aos franceses da AXA, não sendo conhecidos mais detalhes sobre a operação.

 

20 veículos de investimento sob gestão

Tendo na sua génese a promoção e gestão de centros comerciais, a Sonae Sierra tem vindo a reinventar-se e diversificar a sua área de atuação no setor imobiliário, e é hoje uma multinacional com créditos firmados também na área do investment management, tendo sob gestão 20 veículos de investimento e onde acaba de assinar um acordo com a norte-americana PGIM para a criação de um novo veículo focado em hotelaria, e concretizado a sua primeira aquisição na cidade do Porto. Embora sem revelar detalhes sobre este ativo, o CEO da Sierra fez saber que já estão outras aquisições em fase de análise, com

 

Promoção residencial orienta «novo ciclo de crescimento»

Apostada em continuar a crescer, a Sonae Sierra elege agora a promoção imobiliária como uma das áreas a reforçar, com oito projetos em carteira que representam um investimento de 700 milhões de euros. Cerca de 40% deste valor corresponde ao a projetos já em execução – incluindo o Pulse, em Lisboa, ou o VIVA Offices, no Porto - e 60% a projetos em fase de licenciamento. E, a perspetiva é que este valor possa continuar a subir, aproximando-se dos 1.000 milhões de euros no próximo par de anos.

Neste «novo ciclo de crescimento», e assumindo a «responsabilidade social em ajudar o país a resolver o problema da habitação», o residencial um dos segmentos onde a Sierra mais quer reforçar em Portugal. A ambição é apostar no Built-to-Rent, «uma área em franco desenvolvimento noutros países europeus, mas ainda incipiente em Portugal», estando já em conversações com vários municípios portugueses, adiantou o CEO da empresa. Mas, o co-living, os serviced apartaments e as residências sénior também estão na mira da Sonae Sierra.