Baía do Tejo organiza visitas guiadas ao património industrial do Barreiro

Baía do Tejo organiza visitas guiadas ao património industrial do Barreiro

A Baía do Tejo vai promover uma série de visitas guiadas a vários pontos de interesse do Parque Empresarial do Barreiro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

Estra iniciativa «reafirma a estratégia de valorização do património e de aposta nas indústrias criativas e do conhecimento, como fator de diferenciação de um território que conta com mais de 200 empresas instaladas», refere a Baía do Tejo em comunicado.

Estará em destaque parte do património industrial do período CUF e que fez parte do antigo complexo químico da CUF no Barreiro, que se afirmou o maior da Península Ibérica e o 4º maior de toda a Europa durante o século XX.

No mesmo comunicado, a Baía do Tejo destaca que o que marca o seu património industrial no barreiro «é a sua diversidade. O conjunto de imóveis, classificado recentemente pela DGPC, é a prova da sua singularidade e importância na história da indústria do nosso país. Conhecer parte deste património vai permitir observar as transformações operadas no território ao longo do tempo, permitindo testemunhar a sua identidade e o impacto que teve na comunidade, onde se juntam agora o passado e o presente».

Fazem parte da visita o Mausoléu de Alfredo da Silva, o Mural de Vhils, o Bairro Operário de Sta. Bárbara e o Museu Industrial.

As visitas acontecem já no próximo dia 3 de outubro, às 10h30, e o ponto de encontro é no Museu Industrial da Baía do Tejo no Barreiro, na Rua 44 do Parque Empresarial, onde se reunirão todos os que queiram conhecer um património único e saber um pouco mais do complexo industrial que marcou a história da indústria portuguesa.

Mais informações em museuindustrial@baiadotejo.pt.