BEI financia Portugal em €1.979M

BEI financia Portugal em €1.979M

 

Os números foram divulgados por Emma Navarro, vice presidente da instituição, em Lisboa, apresentando o balanço da atividade do BEI em 2018. A responsável notou que «2018 foi novamente um ano muito positivo para as atividades do banco da UE em Portugal. Os quase 2 mil milhões de euros de financiamento do Grupo BEI permitem apoiar projetos muito importantes para a economia portuguesa, que promovem o crescimento sustentável, o emprego e o combate às alterações climáticas».

Em 2018, as infraestruturas portuguesas foram apoiadas pelo BEI com 499 milhões de euros. 41% do financiamento do BEI em Portugal foi aplicado na área da ação climática, nomeadamente projetos que promovem a implementação de processos de produção mais eficientes e que fomentam a utilização de energias renováveis.

Portugal é o terceiro país que mais beneficia do apoio do BEI em percentagem do PIB, com este montante a representar 1% do produto interno bruto. «O tipo de projetos que estamos a financiar é muito bom, o portefólio está muito bem alinhado com as nossas prioridades», explica Emma Navarro, citada pelo DV.