CBRE reforça aposta na área de sustentabilidade e ESG

CBRE reforça aposta na área de sustentabilidade e ESG

A área de ESG da CBRE «está em franco crescimento, impulsionada pelo aumento da procura por soluções ESG e a necessidade de cumprir regulamentação, minimizar o risco dos ativos e responder ao desafios de ocupantes e stakeholders», enfatiza Francisco Horta e Costa, Managing Director da CBRE Portugal.

Como resultado desse crescimento, a equipa da consultora tem vindo a expandir-se significativamente. Com as recentes contratações e crescimento da equipa dedicada à sustentabilidade, a CBRE possui uma multiplicidade de valências, abrangendo diversas áreas como estratégia e reporting ESG, energia e descarbonização e certificação de edifícios sustentáveis.

A consultora indica ainda que está comprometida em oferecer soluções abrangentes e especializadas aos clientes, com o objetivo de promover a sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental das operações imobiliárias em Portugal.

Atualmente é Liliana Soares, com mais de 16 anos de experiência no desenvolvimento de produtos imobiliários sustentáveis, que lidera a área de negócio. A responsável explica que «nesta área, o papel dos investidores e ocupantes é fundamental, não esquecendo que a regulamentação comunitária tem vindo a criar cada vez mais requisitos ESG. O direito está cada vez mais existente ditando regras ao mercado que obriga os proprietários e outros stakeholders a comprometerem-se com métricas e metas sustentáveis, adaptando a sua operação e fazendo evoluir os seus ativos na direção de um futuro melhor para as gerações vindouras».

A equipa dedicada a ESG e Sustentabilidade da consultora em Portugal conta com oito elementos e reúne as seguintes competências: eficiência energética, auditorias de descarbonização e energias renováveis como estudos de potencial fotovoltaico; estratégia e minimização de riscos ESG, Data Management de sustentabilidade e ESG Due Diligence; avaliação e condução de processos de certificação BREEAM, LEED e WELL bem como SmartScore e WiredScore; consultoria em projetos urbanísticos e comunidades sustentáveis, estratégias de energia quase zero (NZEB) para todo o tipo de usos e infraestruturas.

A CBRE fornece atualmente serviços de consultoria, implementação de projetos e certificações, ajudando as empresas a adotarem práticas mais sustentáveis e a alcançarem os seus objetivos de ESG.