Lisboa volta hoje a receber a Conferência da Promoção Imobiliária

Lisboa volta hoje a receber a Conferência da Promoção Imobiliária

Lisboa volta a receber a Conferência da Promoção Imobiliária, esta quinta-feira, dia 22 de junho. Com a organização da APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários e da Vida Imobiliária, a 4ª edição do evento terá lugar na Estufa, o novo espaço do Monsanto Secret Spot.

Numa sala com grande capacidade, que reúne tecnologia e conforto, a conferência será palco para o debate dos construtores das cidades e parceiros sociais na promoção de melhores padrões de qualidade de vida para os portugueses.

Licenciamento urbano em destaque

A iniciativa pretende colocar na agenda mediática do país alguns dos temas de interesse nacional, reunindo personalidades de diferentes quadrantes da vida económica e social, numa partilha de conhecimento e de perspetivas sobre os desafios da habitação acessível e da reforma do licenciamento urbano.

O evento está marcado para as 09h00, com as boas-vindas a serem dadas pela Vida Imobiliária e a abertura pela APPII. Na parte da manhã, decorrem as sessões “A proposta em discussão do Licenciamento urbano”, por João Tiago Silveira, Professor da Faculdade de Direito de Lisboa; “Licenciamento, custos de construção e oferta imobiliária – Um retrato!”, por Gonçalo Santos, Head of Capital Markets da JLL; “O Licenciamento Urbano – a visão dos Municípios!”, a cargo de Joana Castro Almeida, Vereadora do Urbanismo, Câmara Municipal de Lisboa, com a moderação de Claúdia Beirão Lopes, Director, Licensing & Urban Planning, Reify, Sierra Portugal.

A primeira mesa-redonda de debate abordará o tema do licenciamento urbano. Com a moderação de Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, o painel contará com a participação de Tiago Eiró, CEO da Eastbanc, José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties Portugal, Francisco Sottomayor, CEO da Norfin SGFII, Miguel Cabrita, Board Member da Mexto e Luís Vaz Pereira, Diretor da DCEI do Millennium bcp. Ainda antes do Grand’ Almoço APPII, decorrerá a apresentação da cidade de Cascais, por parte de Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente Câmara Municipal de Cascais.

Habitação acessível no centro do debate

Após o almoço, a IV COPIP dedica-se ao tema da habitação acessível. Pelas 15h00 decorre a sessão “O exemplo da Comunidad de Madrid e o Plan Vive”, por José Maria Garcia Gomez, Consejero Vivienda da Comunidad de Madrid e Daniel Cuervo, Secretario General de ASPRIMA; segue-se a sessão “Como adaptar à realidade em Portugal a experiência de Madrid”, onde Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, e Miguel Pereira Pinto, Director - Head of Asset Management da Albatross Capital, partilharão as suas análises.

A segunda mesa-redonda de debate do dia terá a moderação de António Gil Machado, Diretor da Vida Imobiliária, e abordará o tema da habitação acessível. Conta com a participação de Carlos David, Development Director da Nhood Portugal, Claude Kandiyoti, CEO da Krest Real Estate Investments, Daniel Tareco, Board Member da Habitat Invest, e Luís Rosado, Partner da Ernst & Young.

Marina Gonçalves discursa no evento pelas 17h30. A Ministra da Habitação abordará o tema “A estratégia de Habitação em Portugal”. Pelas 17h45, Carolina Roca, Presidenta de ASPRIMA, encerrará os trabalhos.

A proposta de alteração do Partido Socialista à Lei 71, que vem recuperar de forma parcial os Vistos Gold, vai ser também discutida e aprofundada na Conferência da Promoção Imobiliária.

Apresentação do Guia Exclusivo dos Promotores e Investidores Imobiliários

Pelas 18h00, num Grand’ Cocktail, realizar-se-á a apresentação do Guia Exclusivo dos Promotores e Investidores Imobiliários. De recordar que a III edição da Conferência da Promoção Imobiliária, em 2022, teve lotação esgotada: ao longo do dia, cerca de 500 participantes passaram por Monsanto para acompanhar a conferência e o lançamento do Guia da Promoção Imobiliária.

Não fique de fora e garanta a sua presença neste evento onde irão ser debatidos temas relevantes do mercado imobiliário. Saiba mais sobre a IV COPIP e garanta já a sua participação.