CTP e AHP pretendem maior dinamismo do Estado no setor turístico

CTP e AHP pretendem maior dinamismo do Estado no setor turístico

Para a CTP e AHP não há dúvidas: o turismo tem funcionado como motor na economia. No entanto, de acordo com as associações, citadas pelo Dinheiro Vivo, o Estado não se encontra a cumprir a sua parte de melhorar as «condições no setor».

Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, em declarações à Lusa, citado pelo Dinheiro Vivo, «não é a primeira vez nem a segunda nem a terceira que [o turismo] é apontado como sendo um setor fundamental, já o era pelo peso que tem na economia e na balança de serviços e exportações» algo que «traz também em cadeia para os outros setores económicos». Para a vice-presidente executiva da AHP, os hoteleiros têm «uma previsão muito otimista daquilo que pode ser o papel do turismo na recuperação da economia portuguesa».

Já Francisco Calheiros, presidente da CTP, frisou que «o turismo é sem dúvida um motor da economia portuguesa, reconhecido pela própria Comissão Europeia» e que «os vários governos assim o afirmam, mas é necessário criar as condições para que tal continue a ser uma realidade, sobretudo tendo em conta a atual conjuntura económica e social».