Cushman & Wakefield celebra 30 anos em Portugal

Cushman & Wakefield celebra 30 anos em Portugal

A consultora Cushman & Wakefield celebra hoje 30 anos de atividade em Portugal.

A 1 de julho de 1991, a então consultora britânica Haley & Baker, que anos mais tarde se viria a fundir com a americana Cushman & Wakefield, adquiriu o departamento de imobiliário comercial da empresa de mediação George Knight, que já estava presente em Portugal desde 1987 pela mão do próprio George Knight e Eric van Leuven.

Eric van Leuven tornou-se sócio-gerente da Healey & Baker Portugal, com uma equipa de 4 colaboradores que se dedicava essencialmente à comercialização de escritórios e armazéns. O leque de serviços alargou-se e a empresa conta hoje com quase 100 colaboradores, distribuídos por 8 áreas de atividade.

O atual diretor geral comenta em comunicado: «acredito que a Cushman & Wakefield contribuiu de alguma forma para as enormes transformações do mercado imobiliário ao longo das últimas três décadas. Ajudámos a conceber, a comercializar, a avaliar e a gerir muitos dos mais emblemáticos empreendimentos imobiliários do país – centros comerciais de norte a sul, parques de escritórios e logísticos em redor de Lisboa, e edifícios e lojas nas principais artérias de Lisboa e do Porto».

A primeira transação de vulto da consultora foi fechada ainda em julho de 1991, a venda do edifício Avenida da República 26, por 2,8 milhões de contos (hoje 14 milhões de euros), ao BCP.

Desde então que o departamento de investimento da consultora tem estado envolvido em algumas das mais importantes transações do mercado português, incluindo, por três vezes, a venda da Quinta da Fonte, a aquisição do Campus de Justiça, a venda da Torre Ocidente ou a totalidade do Lagoas Park e a compra dos terrenos da Feira Popular, entre outras.

No setor dos escritórios, a Cushman & Wakefield esteve ou está ligada à comercialização da Quinta da Fonte, Lagoas Park, edifício Monumental, Atrium Saldanha, Tivoli Fórum, Torres Oriente e Ocidente (Torres Colombo), Café Lisboa, edifício Art’s, Adamastor, Lumnia, e WTC, entre muitos outros. A equipa de tenant representation da consultora foi responsável pela colocação de várias empresas nas suas novas sedes, como Oracle, BMW, Ford, Pfizer, Philips, BBDO, Sky, Cofidis, Miniclip, Microsoft, Liberty, entre outras.