Empresas ocupam 12.205 m² de escritórios no Porto em agosto

Empresas ocupam 12.205 m² de escritórios no Porto em agosto

A área absorvida no mercado de escritórios do Porto somou os 12.205 m² no mês de agosto, registando o melhor mês de 2021, e ultrapassando o volume total acumulado dos primeiros 7 meses do ano.

No entanto, segundo a análise da Savills, o total da ocupação entre janeiro e agosto ficou 27% abaixo de igual período de 2020.

Desde o início de 2021, foram transacionados no Porto 31 espaços de escritórios, com uma área média contratada de 722 m². A zona mais ativa foi o CBD Boavista, com 12 negócios fechados, e com uma área média contratada de 707 m². Destaque para a zona Out of Town, que foi a zona que contribuiu mais para o volume de absorção. Esta zona tem vindo a registar um maior dinamismo empresarial, que deverá manter-se com a conclusão de novos projetos, prevê a consultora.

Face ao período acumulado do ano anterior, registou-se uma quebra de 38% no número de transações.

Apenas um negócio ultrapassou os 5.000 m² contratados, nomeadamente no Centro Empresarial Lionesa. Destaque também para a Concentrix que ocupou 3.541 m² no edifício Porto Office Park.

Os Serviços Empresas foram o setor mais representativo ao nível da ocupação no acumulado entre janeiro e agosto. A Savills espera uma recuperação nos setores de TMT’s & Utilities e nos Serviços a Empresas, «uma vez que as medidas de contingência estão a ser cada vez menos rigorosas, pelo que os tomadores de decisões deverão agir nesta última metade do ano».

«Como já tinha sido notório anteriormente, os resultados observados no Porto demonstram resiliência. Não só as zonas centrais, mas também as zonas periféricas continuam a atrair interesse das empresas, aumentando, assim, a área abrangente das zonas de escritórios do mercado do Porto. O potencial de crescimento das zonas mais periféricas é muito expressivo e os acessos rodoviários permitem que haja uma procura constante por novos projetos», afirma Ana Redondo, Associate Director do Departamento de Office Agency da Savills Portugal.