Euronit reforça no setor da saúde em Portugal

Euronit reforça no setor da saúde em Portugal
Urgências do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro

Entre obras de remodelação ou de expansão, a carteira de unidades hospitalares que integram esta solução complementar da Euronit inclui hospitais nas cidades de Vila Real, Chaves, Penafiel, Aveiro, Ovar e Portalegre. Em causa está a aplicação de um painel técnico de cimento-madeira, o Duripanel, no pavimento interior autoportante destes hospitais, cobrindo, no conjunto das seis unidades, uma superfície de cerca de 6.000 m².

Os trabalhos de construção em todos os equipamentos estão a cargo da Normetal.

Entre as obras já concluídas contam-se o Hospital de São Pedro – Vila Real, o Hospital de Chaves e o Hospital Padre Américo, em Penafiel. Nos dois primeiros casos foi aplicado 1.000 m² de Duripanel (em cada um) e na última unidade a área de aplicação totalizou os 500 m².

Entretanto, estão já previstas novas aplicações para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, que deverá integrar 2.000 m² destes painéis no seu pavimento; bem como para o Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, e Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar. A unidade de Aveiro prevê a instalação de 300 m² de Duripanel e da Ovar de outros 200 m².

Constituindo-se como uma das soluções complementares da Euronit, a marca de soluções de cobertura em fibrocimento do grupo Etex, os painéis técnicos Duripanel podem ser aplicados em pavimentos autoportantes, suportes de telhado, tetos ou aplicações industriais. Trata-se de um painel de cimento-madeira de três camadas e de densidade média, amplamente utilizado na construção moderna, incluindo para estrutura de telhado à prova de fogo, revestimento interior e pavimentos técnicos. Entre as suas vantagens destacam-se a rápida aplicação, a ausência de vibração e a elevada resistência em locais de grande footfall caso dos hospitais. Destaca-se ainda o facto de este material integrar madeira proveniente de florestas autossustentáveis.