Gestão de investimentos e promoção de projetos sustentáveis é o novo foco da Sonae Sierra

Gestão de investimentos e promoção de projetos sustentáveis é o novo foco da Sonae Sierra

A informação é avançada em comunicado, onde entre as várias novidades que surgem como suporte a esta nova estratégia, a empresa realça o recente lançamento da sua marca própria com foco na prestação de serviços multidisciplinares aos investidores imobiliários - a Reify.-; bem como a renovação da sua Comissão Executiva. No que toca à estratégia para o portfólio global de centros comerciais sob alçada da Sierra, o foco passa agora pelo desenvolvimento de estratégias diferenciadores de consumo sustentável e multicanal.

Desta forma, «a Sonae Sierra inicia um novo ciclo com uma estratégia renovada, assente em três eixos». O primeiro consiste na expansão do negócio de gestão de fundos de investimento, «que permitirá alargar a criação de veículos desenhados à medida das preferências de cada parceiro, alavancando a experiência acumulada ao longo de 30 anos em imobiliário, com investidores institucionais e privados». O segundo eixo corresponde «ao alargamento da atividade de promoção imobiliária a projetos urbanos sustentáveis e diferenciadores, que integram, na vida das comunidades locais, diferentes usos imobiliários (residencial, escritórios, lazer e comercial) de forma coerente», através da Reify. O terceiro eixo estratégico «consiste na criação de experiências diferenciadoras e muklticanal nos centros comerciais sob gestão, acrescentando valor para os consumidores, lojistas e parceiros, e antecipando tendências de digitalização e sustentabilidade do consumo neste mercado». A sustentabilidade mantém-se, aliás, um dos pilares do posicionamento da Sonae Sierra em todos os eixos e áreas de negócios, garante a empresa.

«A conclusão da maior transação dos nossos 30 anos de história, com a criação da Sierra Prime em 2020, representou um ponto de viragem estratégico para nós», afirma o CEO, Fernando Guedes de Oliveira, dizendo que «é tempo de iniciarmos um novo capítulo na Sonae Sierra». Assim, explica, «vamos alavancar o nosso know-how no sector imobiliário para servir novos mercados e novos clientes, tanto através da gestão de veículos de investimento, quanto da expansão da nossa atividade para setores do imobiliário para além do retalho. A nossa presença internacional servirá para criar as melhores experiências de consumo sustentável e multicanal, nos centros comerciais que gerimos, capitalizando nas tendências emergentes em diferentes pontos do mundo».

Servindo esta nova estratégia, a empresa também renovou e diversificou a sua Comissão Executiva, «complementando expertise nos setores de imobiliário e gestão de investimentos com know-how digital, e criando um pelouro de Transformação». Liderada pelo CEO, Fernando Guedes de Oliveira, a nova Comissão Executiva da Sonae Sierra integra também Luís Mota Duarte (CFO com responsabilidade pela área de Investment Management), Alexandre Fernandes (que passa a dirigir a área de Developments), Cristina Santos (que assume área de Property Management e Leasing), Jorge Morgadinho (à frente da Reify.), Ana Guedes de Oliveira (que lidera a área de Asset Management), Inês Drummond Borges (Chief Transformation Officer) e Joaquim Pereira Mendes (responsável pela área Legal, Fiscal e Compliance).

«A criação de uma equipa dedicada à gestão de investimentos confirma o nosso foco nesta avenida de crescimento, central à nova estratégia, tirando o máximo partido da experiência internacional que temos nesta matéria. Em paralelo, o novo Transformation Office garante que imprimimos a dinâmica de mudança necessária a este novo ciclo, facilitando uma execução conjunta e transversal às unidades de negócio», comenta Fernando Guedes Oliveira. «Estamos seguros de que a diversidade de perfis e experiências desta equipa permite acelerar este processo de mudança e responder aos desafios das cidades do futuro», conclui.