Grupo holandês Ten Brinke investe €18M em Viana

Grupo holandês Ten Brinke investe €18M em Viana

O grupo holandês Tem Brinke prepara-se para investir cerca de 18 milhões de euros num novo empreendimento em Viana do Castelo, nos terrenos da antiga fábrica de tapetes Somartis, encerrada desde os anos 60, num total de 13.000 metros quadrados. Aqui deverá ser construído um hotel, supermercado e restaurante.

Francisco Coelho, diretor de projetos da Tem Brinke em Portugal, avançou à agência Lusa que «contamos iniciar a construção do empreendimento a partir de meados de junho para até final do ano concluir, pelo menos, dois dos três operadores: o supermercado e do restaurante», que será uma cadeia de fast food. Não avançou, no entanto, quem serão estes operadores.

Segundo este responsável, o projeto de loteamento já foi aprovado pela autarquia de Viana do Castelo, pelo que a empresa pode agora «avançar para a aquisição dos terrenos, sendo que ainda falta apresentar o projeto urbanístico do loteamento para obtermos o alvará de construção», cita a Rádio Alto Minho.

Novo B&B de Matosinhos abre em março

Este investimento é o segundo do grupo holandês em Portugal. A Ten Brinke está também a trabalhar noutro investimento de 10 milhões de euros em Matosinhos, um projeto que inclui um hotel de três estrelas B&B, e que deverá abrir já em março, segundo Francisco Coelho.

Este projeto foi anunciado em setembro de 2019, altura em que Jörg Tiggeman, conselheiro-delegado da Tem Brinke em Espanha e Portugal, avançou no lançamento da obra a «forte aposta» do grupo em Portugal, onde a empresa espera «aumentar fortemente a sua presença nos próximos anos».

A Ten Brinke está presente em Espanha há mais de 10 anos, onde se especializou na promoção de ativos residenciais e retail parks. Sem vocação patrimonialista, o modelo de negócio da Ten Brinke consiste na promoção de ativos imobiliários, procurando depois um investidor que o adquira e assuma a sua gestão