Alojamento Local

GuestReady adquire empresa The Porto Concierge

Ana Tavares |
GuestReady adquire empresa The Porto Concierge

O GuestReady Group, empresa especializada em gestão de arrendamento de curto prazo, anunciou esta semana a aquisição da The Porto Concierge, a maior empresa de gestão da Airbnb em Portugal.

Todos os 50 colaboradores da The Porto Concierge são integrados no Grupo GuestReady. Cria-se, assim, uma nova entidade com uma carteira de mais de 1.000 propriedades sob gestão, com vários serviços à disposição de proprietários, profissionais imobiliários e hóspedes.

A GuestReady é uma empresa internacional de gestão de arrendamento de curta duração fundada em 2016 e com presença ativa em Lisboa e no Porto desde 2018. Distinguese pela sua tecnologia própria de gestão de propriedades, que permite aos proprietários calcular as receitas potenciais de arrendamento de curto prazo, entre outros.

A The Porto Concierge foi criada em 2014 e é reconhecida pela sua atuação no Porto, fornecendo serviços para proprietários e hóspedes, com o objetivo de melhorar a experiência do alojamento local.

Rui Silva, fundador e CEO da The Porto Concierge, explica as motivações da operação com a GuestReady: «temos sido concorrentes amigáveis da GuestReady desde 2018 e conhecemos bem a equipa no Porto. Há algum tempo que procuramos formas de juntar forças, uma vez que sabíamos que ambas as empresas eram altamente complementares». Acredita que «a indústria está a consolidar-se a um ritmo acelerado e juntar-se ao líder tecnológico é uma grande oportunidade para acelerar ainda mais o nosso próprio crescimento. A GuestReady tem muita experiência na procura de aquisições e estamos entusiasmados por continuar a viagem a partir daqui juntos».

Por seu turno, António Fragateiro, Diretor Geral da GuestReady Portugal, destaca que «apesar de terem sido afetadas pela pandemia da Covid-19 na primavera de 2020, ambas as empresas adaptaram-se à evolução das circunstâncias e resistiram melhor à tempestade do que a maioria dos players da indústria hoteleira. Ao satisfazer a crescente procura por arrendamento de médio prazo por parte de estrangeiros que trabalham de forma remota, conseguiram manter os seus níveis de ocupação acima da média».

Explica que «em fevereiro de 2021, por exemplo, a The Porto Concierge tratou de mais de 1.000 reservas, apesar do confinamento do país. Em março, já estamos com cerca de 50% de ocupação e esperamos chegar aos 70% em maio. Embora não estejamos a tentar ser demasiado otimistas prematuramente, o número rapidamente decrescente de casos da Covid-19 em Portugal e as vacinas em curso são sinais positivos para a indústria hoteleira como um todo».

Com esta aquisição, o Grupo GuestReady torna-se agora na maior empresa de gestão de alojamento local do país. Alexander Limpert, co-fundador e CEO da GuestReady, comenta: «estamos entusiasmados e orgulhosos de receber a The Porto Concierge no Grupo GuestReady. Têm uma abordagem centrada no cliente e um conhecimento local inigualável do mercado português, enquanto a nossa plataforma tecnológica líder e a nossa excelência operacional permite que este incrível serviço ganhe escala. A GuestReady tem um histórico de impulsionar a consolidação da indústria de arrendamento de curto prazo em toda a Europa, e a The Porto Concierge representa a nossa quinta aquisição em menos de 4 anos».