Hipoges cria 1ª empresa gestora de fundos de créditos em Portugal

Hipoges cria 1ª empresa gestora de fundos de créditos em Portugal

A Hipoges acaba de anunciar a criação da primeira empresa gestora de fundos de créditos em Portugal – FINPROP. Trata-se de uma sociedade gestora de capitais dirigida ao mercado imobiliário que tem a particularidade de operar ao nível de financiamento e investimento.

Com este empresa gestora de fundos de créditos, a Hipoges «oferece uma alternativa à atual escassez da oferta de habitação». O foco da empresa passa por realizar operações de investimento imobiliário no segmento residencial, não descartando segmentos alternativos como o lançamento de um fundo dirigido ao mercado de arrendamento, e pelo financiamento de diversos projetos de promoção imobiliária. Neste sentido, a Hipoges fala de um investimento na ordem dos 100 milhões de euros, num prazo de 2 anos em Portugal.

A FINPROP foi a primeira sociedade gestora a obter permissões da CMVM para gerir fundos de crédito em Portugal, realça a empresa de asset management. Tem «trabalhado ativamente» para constituir uma plataforma de crédito alternativa à banca comercial, com uma consciência apoiada na sustentabilidade, uma vez que visa garantir que todos os projetos financiados cumpram, no seu desenvolvimento, com as boas práticas e com os critérios ambientais e sociais, lê-se em comunicado.

Para Ricardo Pereira, Managing Partner da FINPROP esta parceria com a Hipoges «é um passo natural e necessário ao desenvolvimento da sua visão de longo-prazo. Estamos cientes das oportunidades e dos desafios que nos esperam, mas também estamos entusiasmados por podermos contribuir para a afirmação da FINPROP como um agente ativo na angariação e gestão de capitais».

«A FINPROP poderá exercer a sua atividade na Europa, e nesse sentido, pretende alargar o seu âmbito de atuação, inicialmente para Espanha, estando previsto no futuro analisar novas oportunidades em outros mercados europeus», adianta Nuno Godinho, Chief Corporate Services da Hipoges.