Inovação, sustentabilidade e tecnologia vão moldar o imobiliário em 2024

Inovação, sustentabilidade e tecnologia.
Freepik.

O mercado imobiliário português está em constante mudança, evoluindo e adaptando-se às circunstâncias e aos obstáculos impostos pela conjuntura atual. O mercado imobiliário em Portugal está a moldar-se a uma era de transformações aceleradas, ao adotar inovação, sustentabilidade e tecnologia como pilares essenciais para impulsionar o progresso. Com base em análises e projeções, a Engel & Völkers destaca três principais tendências que moldarão o mercado imobiliário em Portugal em 2024.

Inovação no Design e Espaços Funcionais

À medida que a procura por habitação continua a evoluir, os consumidores estão cada vez mais focados em ambientes inovadores e espaços funcionais. A tendência para 2024 aponta para projetos imobiliários que integram tecnologias inteligentes, oferecem soluções de energia eficientes e promovem o bem-estar dos residentes.

Sustentabilidade e Eficiência Energética

A consciencialização ambiental, a crescente preocupação com as alterações climáticas e a sustentabilidade estão cada vez mais a tornar-se um fator determinante nas decisões de compra e investimento no mercado imobiliário. De acordo com a Engel & Völkers, em 2024, espera-se que os compradores demonstrem uma preferência significativa por propriedades que adotem práticas mais sustentáveis e sejam energeticamente eficientes.

Consequentemente, projetos que incorporam práticas e materiais sustentáveis, eficiência energética e soluções ecológicas ganham mais destaque, atraindo um público cada vez mais consciente e preocupado com o meio ambiente. A certificação ambiental e a adoção de tecnologias verdes serão cruciais para atender às crescentes expectativas dos consumidores preocupados com o meio ambiente.

Digitalização e Inovação Tecnológica na Experiência do Cliente

A tecnologia tem cada vez mais influência no quotidiano das pessoas e na maneira como interagem com o mundo que as rodeia, pelo que será um fator que continuará a interferir na forma como os negócios imobiliários são orientados. Em 2024, espera-se uma maior integração de soluções digitais, como visitas virtuais, inteligência artificial e plataformas online para transações imobiliárias, aponta a consultora. A experiência do cliente irá tornar-se mais eficiente e personalizada, proporcionando aos compradores e vendedores uma jornada mais ágil e conveniente no mercado imobiliário.