Investimento de €5M vai ampliar o Museu de Serralves

Investimento de €5M vai ampliar o Museu de Serralves
© DR | Serralves

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) anunciou, esta segunda-feira, dia 13 de setembro, que foi aprovado o projeto de financiamento comunitário à ampliação do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

«O financiamento do Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte) será de quatro milhões e 250 mil euros para um investimento elegível que ascende a cinco milhões de euros. A obra deverá ser executada até junho de 2023», avança a CCDRN, em comunicado, citado pela Lusa.

Em causa está a construção do ‘edifício poente’ do museu, uma obra que contará com projeto do arquiteto Álvaro Siza, desenvolvendo-se em três pisos, numa área bruta de construção de 4.204 metros quadrados.

Este investimento pretende «reforçar a área expositiva do Museu de Serralves, permitindo aumentar e diversificar a oferta museológica e artística existente; dedicar uma ala ao desenvolvimento da coleção da Fundação (que inclui parte do arquivo de Álvaro Siza e o acervo de Manoel de Oliveira, entre muitos outros importantes acervos e coleções) e capacitar as funções de reserva, favorecendo a atração e acolhimento futuro de outros espólios de relevância artística e patrimonial internacional», revela a CCDRN.

«Os benefícios culturais, patrimoniais e artísticos e os impactos turísticos e económicos positivos, à escala regional, estão na base da decisão do financiamento», explica a CCDRN.