JLL atinge volume de negócios recorde na área de Avaliações

JLL atinge volume de negócios recorde na área de Avaliações
Fotografia de rawpixel, Freepik.

O departamento de Avaliações da JLL atingiu um volume de negócios recorde em 2023, estando envolvido na avaliação, e serviços relacionados de assessoria estratégica e due diligence, para ativos imobiliários consolidados ou em desenvolvimento no país.

Estes resultados foram atingidos por via da forte dinâmica de setores tradicionais nos quais a consultora atuou, com destaque para o retalho, no âmbito do qual avaliou mais de 1.800.000 metros quadrados com um valor de mercado superior a 7.000 milhões de euros, e para a habitação, onde a consultora forneceu serviços para avaliações de grandes portfólios residenciais, somando mais de 1.700 fogos avaliados numa área global de 220.000 metros quadrados.

A JLL também avaliou ainda grandes portfólios da Banca, tendo participado na due diligence das carteiras Pluto, Cascais, Coa e Grace, as quais deram entrada em oferta no mercado no último trimestre do ano, somando um valor contabilistico de mais de 5.000 milhões de euros.

Impulsionado pela integração na equipa multidisciplinar da consultora imobiliária que presta serviços direcionados à área de promoção (Development Advisory), o departamento de Avaliações esteve especialmente ativo na avaliação e due diligence para grandes projetos de promoção, especialmente nas áreas de turismo, hotelaria e habitação com um crescimento de 25% do número de instruções face ao ano anterior. Os segmentos alternativos, como o student housing ou o natural capital, foram igualmente um motor importante para o bom desempenho das Avaliações em 2023, apresentando um índice de crescimento exponencial.

É sinal, por um lado, de que os operadores do mercado, sejam investidores, promotores ou proprietários, estão cada vez mais conscientes da necessidade de ter ativos corretamente avaliados para perceberem o seu verdadeiro potencial, e, por outro, de que é na JLL que mais confiam para os acompanhar nesse percurso

Marta Lourenço, Head of Portfolio Solutions SE Cluster and Value and Risk Advisory PT, refere que «num ano de grandes desafios para o mercado imobiliário, com correção de volumes de transação em áreas como a habitação e o investimento comercial, ficamos duplamente satisfeitos por atingir uma atividade recorde na nossa linha de avaliações».

«Temos uma equipa consolidada, multidisciplinar e com muitos profissionais sénior, e mantemos a nossa abordagem multisetorial ao mercado, com especialistas focados em cada segmento do imobiliário, o qual conhecem de forma muito detalhada e profunda. Associado a esta equipa, temos excelentes bases de dados e de research para nos apoiar, bem como uma plataforma tecnológica de ponta que nos permite devolver um serviço de excelência» completa Marta Lourenço.