JLL concentra escritórios, retalho e logística num só departamento

JLL concentra escritórios, retalho e logística num só departamento

A JLL vai passar a centralizar toda a atividade de agência dos segmentos não residenciais no novo departamento de Leasing Markets Advisory, que vai agregar as áreas de escritórios, retalho e industrial & logística, até agora dirigidas de forma independente entre si.

O novo departamento será liderado por Mariana Rosa, há 13 anos na JLL. A ideia é potenciar a criação de mais sinergias internas e de estratégias integradas e multidisciplinares, numa altura em que o mercado de imobiliário comercial está em reinvenção.

Pedro Lancastre, CEO da JLL, explica que «o mercado mudou muito, especialmente no último ano, pois a pandemia acelerou bastante as tendências já em curso. Uma das grandes transformações é o facto de os espaços serem cada vez mais híbridos. Quer estejamos a falar de escritórios, retalho ou logística, há hoje uma perspetiva crescente de que os espaços podem ser adaptados para diferentes soluções e que não são estanques na sua finalidade. Verificamos, por exemplo, um grande crescimento da procura de operadores de coworking para centros comerciais, ao mesmo tempo que já existem garagens que estão a ser adaptadas para espaços de entrega logística last-mile. Temos também vários exemplos de armazéns de grandes dimensões que, pela sua localização e de forma a gerarem uma maior rentabilidade, estão a ser adotados e reconvertidos em espaços de escritórios, centros de serviços partilhados ou em call centres».

E completa que «além disso, os próprios ocupantes têm necessidades diversificadas. Existem operadores de supermercados que tanto procuram espaços de rua para instalar as suas lojas como, em simultâneo, procuram espaços industriais para armazenar mercadorias. Da mesma forma, a maior parte dos proprietários e, em especial os fundos, reúne nos seus portfólios imóveis nestas três classes de ativos», diz ainda Pedro Lancastre.

Já Mariana Rosa, Head of Leasing Markets Advisory da JLL, comenta que «temos de acompanhar estes movimentos e os novos desafios que trazem, e por isso é tão importante que os escritórios, retalho e o industrial e logística deixem de atuar isoladamente para trabalhar em conjunto. A comunicação é a chave do sucesso e fluirá muito melhor com todas as áreas juntas neste novo departamento. Isso permite-nos criar muitas sinergias internas e disponibilizar equipas multidisciplinares, obtendo os melhores resultados para os nossos clientes em termos das condições e timings de comercialização dos imóveis. No fundo, é mais um passo na nossa abordagem One JLL, ou seja, ter serviços integrados e equipas multidisciplinares que acompanham todas as necessidades imobiliárias do cliente».