Habitação

Lagos fará investimento de €18M através do 1º Direito

Ana Tavares |
Lagos fará investimento de €18M através do 1º Direito

Através do programa 1º Direito, a Câmara Municipal de Lagos vai melhorar as condições habitacionais de 339 famílias, tendo já assinado o acordo de colaboração com o IHRU para um investimento de 18 milhões de euros neste âmbito. Deste montante, 10,26 milhões serão investidos a fundo perdido.

Serão criadas soluções habitacionais que passam por reabilitar frações ou prédios, por construir novos empreendimentos habitacionais ou pelo arrendamento de habitações para efeitos de subarrendamento, explica o comunicado do ministério das Infraestruturas e da Habitação, citado pelo idealista/news.

Hugo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, destacou na cerimónia de assinatura deste protocolo, que decorreu a 24 de maio, que «no passado, apenas foi possível oferecer condições de habitação a preços acessíveis graças à ajuda do Estado Central, das Cooperativas e do município. Depois assistiu-se a um desinvestimento nesta área com um interregno na construção de habitação a custos controlados. Reverter essa tendência mais recente, construindo e atribuindo novamente casas a preços acessíveis é o propósito da Estratégia Local de Habitação de Lagos elaborada e agora homologada», pode ler-se no site da autarquia.

Para já, estão em curso dois empreendimentos de habitação em Bensafrim e no Sargaçal. Segue-se um outro projeto na cidade, que se encontra em fase avançada.