Lisboetas gostam de ter turistas na cidade

Lisboetas gostam de ter turistas na cidade

O inquérito encomendado pela Associação de Turismo de Lisboa baseou-se em 1071 entrevistas a residentes e trabalhadores na capital, e conclui que mais de 90% dos inquiridos mostraram ter uma opinião positiva ou muito positiva sobre a presença de turistas na cidade.

No relatório citado pelo Negócios pode ler-se que «existe uma excelente opinião sobre o turismo e os turistas», sendo que «as percentagens são globalmente bastante elevadas», mesmo «nos casos em que as consequências (como ruído ou tráfego) são bastante incómodas». Aliás, os residentes são os que vêm os turistas com melhores olhos, sendo que 41% acreditam que é “melhor viver numa cidade com muitos turistas” e 23% dizem que esta opção é “muito melhor”.

56% dos residentes auscultados e 59% dos pendulares dizem que têm uma opinião positiva do turismo na cidade, e 36% e 32% dizem ser muito positiva. Mais de 90% dos inquiridos reconhece o impacto positivo do turismo na cidade, e também no país.

81% dos residentes e 84% dos pendulares consideram que o turismo tem aumentado muito, e 24% e 29%, respetivamente, diz que está “muito satisfeito” com o aumento do número de turistas. 58% e 51% dizem estar “satisfeitos”, e apenas 2% estão “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos” (1%).

E se o turismo também pode trazer algumas desvantagens, 18% dos residentes e 15% dos pendulares apontam a “muita confusão em espaços públicos” ou “o aumento do custo de vida” para 7% dos residentes e o “barulho” para 4%.