Novo Banco acorda venda de carteira de €800M

Novo Banco acorda venda de carteira de €800M

Tratam-se de duas transações distintas, o Projeto Sertorius e Projeto Albatroz, que deverão estar concluídas até ao final do ano. Uma delas, será vendida à Cerberus Capital Management, nomeadamente a carteira imobiliária.

Em comunicado enviado à CMVM, o banco informa que «assinou um contrato-promessa de compra e venda com entidades indiretamente detidas por fundos geridos pela Cerberus Capital Management, L.P., uma sociedade sediada em Nova Iorque, para a venda de uma carteira de ativos imobiliários, designado por ‘Projeto Sertorius’».

A carteira tem «um valor bruto contabilístico de 487,8 milhões de euros é composta por 195 imóveis agregados, que se traduzem em 1.228 unidades individuais, com usos industrial, comercial, terrenos e residencial, incluindo estacionamentos. Após a concretização da venda, a gestão da carteira será realizada por um servicer de referência em Portugal na gestão deste tipo de ativos, que irá incorporar nos seus quadros até 13 colaboradores do Novo Banco», pode ainda ler-se.

Por outro lado, o banco informa também a 5 de agosto «que a sua sucursal em Espanha e a Novo Banco Servicios Corporativos, S.L. celebraram um contrato de compra e venda com a Waterfall Asset Management L.L.C., para a venda de uma carteira de ativos imobiliários e crédito não produtivo (non-performing loans), designado por ‘Projeto Albatroz’. A carteira tem um valor bruto contabilístico para o NOVO BANCO, ao nível consolidado, de 308 milhões de euros».

 Não foi revelado o valor que o banco espera encaixar com estas transações.