Obrigado André Jordan, até sempre!

André Jordan
André Jordan

O testemunho pessoal que posso deixar é de uma daquelas figuras maiores, que sem ser por mais nada, temos de conhecer! Porque em cada conversa, em cada encontro, sempre nos deixava mais ricos, com mais uma experiência, com mais algum desafio!

Pedimos a Hugo Santos Ferreira, que também nos deixasse o seu testemunho, e que nos envia o seguinte contributo:

“É com profundo pesar que vemos partir um Amigo, um dos fundadores da APPII e o Pai do Turismo em Portugal. O nosso André Jordan, como sempre o apelidámos, nunca nos deixará, pois o seu legado, a sua presença e a sua inspiração serão eternas, em todos nós, na APPII, nos setores do imobiliário e do turismo, do País e do Mundo. 
Até sempre querido André!"

Uma vida dedicada ao turismo e ao imobiliário

Com atividade em Portugal desde 1971, André Jordan desenvolveu projetos de referência como a Quinta do Lago, o Belas Clube de Campo ou Vilamoura.

André Jordan nasceu na Polónia em 1933 e cresceu no Brasil, para onde a família emigrou em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial. De acordo com a sua biografia, em 1968, depois da morte do seu pai, tornou-se Diretor de Desenvolvimento Internacional da Levitt & Sons, em Nova Iorque, à época o mais importante promotor imobiliário residencial nos Estados Unidos.

A Portugal, chegou em 1971, criando a Quinta do Lago, que é hoje um dos mais prestigiados empreendimentos imobiliários do mundo.

No final da década de 80, e depois da venda da Quinta do Lago, André Jordan assumiu em Londres o cargo de Administrador Executivo da Bovis Abroad, com projetos em Espanha, Portugal e Caraíbas.

De regresso a Portugal em 1991, criou o projeto residencial Belas Clube de Campo. Em 1995, adquiriu a Lusotur, proprietária de Vilamoura, o maior complexo residencial e de lazer na Europa, empresa que vendeu posteriormente a investidores espanhóis em 2006.

André Jordan criou 9 campos de golfe em Portugal, que já foram palco de grandes provas internacionais, alguns deles entre os melhores do mundo.

Ao longo da sua vida, o empresário esteve envolvido em várias organizações e iniciativas ao nível social, cultural ou educacional, tanto em Portugal como a nível nacional. Foi vice-presidente da WTTC, organização da qual foi até agora membro honorário. Era fellow da Duke of Edinburgh International Award Association, de cuja secção portuguesa foi presidente. Ocupou o cargo de Cônsul Honorário do Brasil no Algarve durante 17 anos. Era também fellow do Royal Institute of Chartered Surveyors. Integrava desde 1999 o grupo de fundadores da Fundação de Serralves, instituição a cujo Conselho de Administração pertenceu até 2013. Foi o primeiro Presidente do Urban Land Institute – ULI (Portugal), cargo que exerceu entre 2001 e 2004.

Em tempos jornalista, André Jordan escreveu ainda 7 livros. Recebeu várias distinções e condecorações, como a chave da cidade de Nova Iorque, a Grã-Cruz da Ordem de Mérito em Portugal ou Grande Oficial da Ordem do Rio Branco, entre outros.